Cursos
Basic Life Support (BLS) - AHA
O Curso de BLS com certificação da American Heart Association, ensina os passos fundamentais do atendimento de suporte básico de vida de alta qualidade: compressões torácicas, ventilações com diversos dispositivos e uso do Desfibrilador Externo Automático – DEA, além do desenvolvimento da performance de equipes de alto desempenho.
Objetivos
Capacitar os profissionais de saúde no suporte básico de vida, principalmente, quanto aos conceitos de RCP de alta qualidade, o aprimoramento da fração de compressão torácica e a dinâmica em equipes de alto desempenho.
Apresentar os aspectos básicos da RCP em adultos, crianças e bebês;
Introdução e uso do DEA em adultos, crianças e bebês;
Reconhecer e prestar primeiro atendimento em intercorrências de vias aéreas e ventilações de resgate e seus dispositivos;
Realizar RCP com um socorrista em adultos, crianças e bebês;
Reconhecer e proceder em obstruções de vias aéreas em adultos, crianças e bebês, responsivos ou não.
Certificação
Após a aprovação no treinamento em Suporte Básico de Vida (BLS-AHA) o aluno obtém a certificação emitido pela Sociedade Americana do Coração (American Heart Association) com validade de 02 anos.
Público-alvo
Curso destinado a profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, dentistas, dentre outros profissionais de saúde, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, também recomendado para estudantes de graduação da área da saúde.
Clara Reigada – Facultada BLS
Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Santos (2010), especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Albert Einstein (2011), especializada em Docência do Ensino Superior em Saúde pela Faculdade Campos Elíseos (2014), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2020) com ênfase na metodologia de Simulação Realística. Atualmente, é docente do Curso Técnico em Enfermagem Colégio São Camilo e Enfermeira Intensivista do Hospital São Camilo.
Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) - AHA
O curso ACLS Provider – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia com certificação da American Heart Association, enfoca as ações para reconhecimento e intervenção da parada cardiorrespiratória, cuidados pós-ressuscitação, tratamento das arritmias na sala de emergência e tratamento inicial do Acidente Vascular Cerebral e da Síndrome Coronarianas Aguda. Durante o treinamento, são enfatizados a importância da RCP de alta qualidade, bem como a liderança de uma equipe de ressuscitação.
Objetivos
Capacitar o profissional de saúde no suporte avançado de vida em cardiologia, reconhecendo as diferentes situações de emergência que antecedem uma parada cardíaca (PCR).
Compreender e desenvolver o trabalho em equipe em atendimentos de emergência e ressuscitação;
Realizar de maneira efetiva e segura a avaliação e suporte básico de vida (atendimento primário) e avançado em acometimentos cardiorrespiratórios;
Oferecer tratamento precoce e adequado a cada uma destas situações, proporcionando ao paciente a melhor chance possível de sobrevida,
Reconhecer, praticar e atuar segundo os algoritmos e indicadores do SAVC;
Certificação
Após a aprovação no treinamento em Suporte Avançado de Vida (ACLS-AHA) o aluno obtém a certificação emitido pela Sociedade Americana do Coração (American Heart Association) com validade de 02 anos.
Público-alvo
Conforme preconizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), só poderão realizar este curso médicos formados, estudantes cursando o último ano da faculdade de medicina (11º e 12º semestre).
Bernando Lembo – Facultado ACLS
Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), especializado em Cirurgia e Cuidados Críticos, Doutorado pela USP (2014). Fundador e CEO de uma empresa MedTech (Floe Corporation), onde atua como pesquisador e chefe de inovação de dispositivos médicos. Possui certificado Lean Six Sigma Green Belt certificado para gerenciamento de processos e PMBO. Vasta experiência em gestão de saúde com atuação gerencial na Indústria Farmacêutica e Hospitais Privados em São Paulo.
Manejo seguro de vias Aéreas
Curso destinado a revisão da anatomia e fisiologia do aparelho respiratório, a avaliação dos sinais vitais e saturação de O2, apresentar os principais dispositivos para oxigenação e suas indicações, abordar a importância da pré-oxigenação, do suporte em vias aéreas em situação de emergência, dispositivos de oxigenação e ventilação com bolsa-válvula-máscara.
Objetivo
Treinar profissionais de saúde ou estudantes da área de enfermagem e fisioterapia nos dispositivos, equipamentos e habilidades associadas ao manejo seguro de vias aéreas utilizando adequadamente os recursos.
Público-alvo
Alunos de graduação a partir do 4º semestre de Enfermagem ou Fisioterapia e profissionais das respectivas áreas de formação.
Mariana Tavares – Instrutora de Simulação
Enfermeira graduada pelo Centro Universitário São Camilo (2020). Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário São Camilo (2022). Pós-Graduanda em Enfermagem em Pediatria, UTI Pediátrica e Neonatologia (2023), instrutora do curso de Suporte Básico de Vida pela American Heart Association e certificada em Suporte Avançado em Pediatria (PALS-AHA).
Capacitação em Implementação de Cateter PICC
No âmbito da saúde, a tecnologia é um elemento que viabiliza o aprimoramento da relação entre profissional e o paciente, com o objetivo de trazer maior qualidade, conforto e segurança ao paciente. Já há algum tempo, na prática de enfermagem, pautado no propósito de promover a segurança do paciente. Um dos avanços tecnológicos mais relevantes é o uso de cateter venoso central de inserção periférica- PICC (Peripherally Inserted Central Catheter) como adjuvante de tratamentos por estar associado a menores taxas de complicações e infecções comparado a outros cateteres. No Brasil, atualmente, a indicação de isso do cateter de PICC está relacionada, principalmente, a pacientes neonatos, lactentes, oncológicos, idosos e críticos, internados em instituições hospitalares ou em atendimento domiciliar (home care). Dentro deste panorama, a implantação de cateter de PICC por enfermeiros encontra-se em expansão, haja vista a rotina hospitalar e proximidade deste profissional com o paciente. o compromisso de tornar a assistência de saúde mais segura para os pacientes, sendo estes profissionais elementos-chave no cuidado seguro e humanizado.
Objetivo
Proporcionar ao enfermeiro, conhecimento e habilidades acerca do processo que envolve a implantação do cateter venoso central de inserção periférica, a fim de garantir que o enfermeiro vislumbre melhorias no seu processo de formação, atribuídos a novas competências desenvolvidas.
Público-alvo
Curso destinado aos enfermeiros que atuam na assistência que desejem aturar com foco primordial no cuidado ao paciente, com a apropriação de conhecimento específico para ser habilitado para a implantação do cateter de PICC.
Clara Reigada – Docente Responsável Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Santos (2010), especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Albert Einstein (2011), especializada em Docência do Ensino Superior em Saúde pela Faculdade Campos Elíseos (2014), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2020) com ênfase na metodologia de Simulação Realística. Atualmente, é docente do Curso Técnico em Enfermagem Colégio São Camilo e Enfermeira Intensivista do Hospital São Camilo.
IMPORTANTE
O CSR produz cursos personalizados para atendimento a situações específicas de clientes, tais como Hospitais, Escolas, Clínicas e até mesmo público leigo (ex. orientação para gestantes nos cuidados com o recém-nascido).