PÓS-GRADUAÇÃO

Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal

Sobre o Curso

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal é voltado para enfermeiros que desejam atuar com excelência no cuidado de crianças e recém-nascidos em situação crítica, nos mais diversos níveis de complexidade.

Com aulas online ao vivo e atividades práticas presenciais, o curso proporciona uma formação altamente técnica, humana e atualizada. As práticas ocorrem em laboratórios modernos e em Centros de Simulação Realística, simulando com fidelidade os desafios das UTIs pediátricas e neonatais.

Durante o curso, o aluno será capacitado em temas essenciais como o manejo clínico de pacientes críticos, farmacologia aplicada, ventilação mecânica, monitorização intensiva, cuidados com recém-nascidos prematuros e lactentes, além de protocolos de urgência e emergência pediátrica. Também fará parte da formação a certificação PALS (Pediatric Advanced Life Support) e a capacitação em inserção de cateter central de inserção periférica (PICC), além de vivências supervisionadas em UTI com pacientes reais.

Ao final da especialização, o enfermeiro estará preparado para atuar com autonomia, competência e sensibilidade em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), prontos-socorros pediátricos, centros cirúrgicos com foco infantil, serviços de transporte neonatal e pediátrico, unidades de cuidados intermediários e instituições materno-infantis.

A demanda por profissionais qualificados nessa área cresce constantemente, impulsionada pela necessidade de equipes especializadas em ambientes hospitalares de alta complexidade. O curso prepara o enfermeiro para atuar com segurança, acolhimento e excelência técnica, promovendo o cuidado integral e humanizado à criança e ao recém-nascido.

Pompeia
Período
12 Meses

Aulas teóricas e práticas laboratoriais (quinzenal).

Sextas-feiras das 19h às 22h30 e sábados das 8h às 16h30.

Práticas assistenciais avançadas em terapia intensiva pediátrica e neonatal (estágio supervisionado obrigatório).

Segunda a domingo, manhã ou noite, mediante a disponibilidade dos campos de estágio e/ou centro de simulação realística.

Diferenciais

Prática intensiva: Carga horária robusta de práticas laboratoriais, simulações realísticas, vivências em campo, treinamentos e capacitações reconhecidos pelo mercado de trabalho.


Tripla certificação: Além do título de especialista em enfermagem em terapia intensiva pediátrica e neonatal, o concluinte terá mais duas certificações: Suporte Avançado de Vida Pediátrico (PALS), da American Heart Association (AHA), e de capacitação em inserção de cateter central de inserção periférica (PICC).


Metodologia de ensino centrada no aluno: Utilização de metodologias que favorecem o pensamento crítico e o desenvolvimento das suas habilidades técnicas e comportamentais.


Corpo docente com vivência de mercado: Professores, mestres, doutores e especialistas com ampla experiência assistencial, acadêmica e em gestão hospitalar, atuando em instituições de referência na área pediátrica e neonatal.


Infraestrutura de ponta:  Ambientes de simulação realística, laboratórios bem equipados e parcerias com hospitais de referência, proporcionando uma formação prática altamente qualificada.


Formação humanizada e ética: Ênfase no cuidado centrado na criança, no recém-nascido e na família, com base em princípios éticos, bioéticos e na humanização da assistência.


Área de Atuação

Os egressos do curso serão especialistas em Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, estando aptos a atuar em diferentes contextos do cuidado intensivo infantil, incluindo:

  • Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)

  • Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP)

  • Serviços de Pronto Atendimento Pediátrico

  • Unidades de Cuidados Intermediários

  • Centros Cirúrgicos e Unidades de Recuperação Pós-Anestésica (URPA) com foco infantil

  • Serviços de transporte neonatal e pediátrico

  • Hospitais de referência materno-infantil

  • Instituições de ensino e pesquisa na área de enfermagem pediátrica e neonatal

Essa formação especializada capacita o enfermeiro a atuar com segurança, excelência técnica e humanização em ambientes de alta complexidade voltados ao cuidado intensivo de recém-nascidos e crianças.

CONHEÇA ALGUMAS INSTALAÇÕES

Infraestrutura

Instalações modernas equipadas com dispositivos constantemente atualizados, laboratórios bem estruturados, incluindo simulação realística.

Informações para matrícula

Planos de Pagamento

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Temas abordados na matriz curricular

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Documentos de Matrícula

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Polos de Apoio Presencial

SP | Pompeia – Rua Raul Pompeia, 144 – Pompeia – CEP: 05008-010 - São Paulo - SP

Estágios

Práticas Assistenciais Avançadas em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal

As Práticas Assistenciais Avançadas em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal fazem parte do currículo do curso e têm como objetivo proporcionar ao aluno uma formação técnica sólida, aliando conhecimento teórico, habilidades práticas e compromisso com o cuidado humanizado em ambientes de alta complexidade.

Com carga horária imersiva e de participação obrigatória, essas atividades são organizadas em três eixos fundamentais que visam preparar o enfermeiro para a prática em unidades de terapia intensiva. As certificações são realizadas nos Laboratórios e no Centro de Simulação Realística do Campus Pompeia:

  • Certificação em Pediatric Advanced Life Support (PALS): exigida por instituições nacionais e internacionais de referência, capacita o profissional para situações de emergência pediátrica, com condutas padronizadas e baseadas em diretrizes internacionais.

  • Capacitação para inserção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC): procedimento fundamental na prática intensiva, especialmente pela segurança e menor risco de complicações em neonatologia e pediatria.

  • Vivências supervisionadas em UTI Pediátrica e Neonatal: acompanhamento direto de casos reais sob supervisão de preceptores qualificados, em unidades da Rede de Hospitais São Camilo e instituições parceiras do setor público, promovendo a integração entre teoria e prática.

Para aprovação nesse componente curricular, o aluno deve concluir as três atividades, atendendo aos critérios específicos de cada uma. No entanto, é possível solicitar convalidação parcial, mediante apresentação da documentação comprobatória:

  • Experiência profissional mínima de 1 ano como enfermeiro em UTI Pediátrica e/ou Neonatal (dispensa das vivências supervisionadas), mediante declaração institucional com firma reconhecida e cópia da carteira de trabalho;

  • Certificação PALS ativa e válida no momento da solicitação (dispensa da certificação PALS);

  • Comprovação de capacitação prévia em PICC, por meio de certificado ou declaração institucional com firma reconhecida (dispensa da capacitação em PICC).

Coordenação

Profa. Me. Soraya Palazzo

Profa. Me. Soraya Palazzo

Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP, Especialista em Bioética. Atualmente Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica; Pós Graduação em Enfermagem Cirurgia Robótica; Pós Graduação Enfermagem Obstétrica; Pós Graduação EAD Abordagens Oncológicas na área de Saúde; Pós EAD Auditoria e Compliance em Saúde; Pós EAD Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas a Área de Saúde (IRAS); MBA Gestão Estratégia em Infecções Relacionadas a Área de Saúde (IRAS); MBA Gestão Estratégica em Unidades Oncológicas  e Docente da pós-graduação do Centro Universitário São Camilo. Sócia da Sociedade Brasileira de Centro Cirúrgico, Centro de material e esterilização e Recuperação Anestésica (SOBECC).

Atuação na área hospitalar no período de 1987 a 2002 como Enfermeira Assistencial no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e como Enfermeira Máster e Coordenadora do Bloco Cirúrgico, de 2002 a 2008 no Hospital Israelita Albert Einstein. Membro da Comissão de Eventos Regionais da SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermeiros de CC, CME e RA) – Gestão 2021-2023, sócia da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO) e Sócia da Association Operating Room Nurse (AORN – EUA). Ministrou aulas para Cursos de Pós Graduação no Peru e Maestria Universidad Alcalá –Espanha. Cursando Pós-Graduação em Práticas Integrativas na Área de Saúde e Pós-Graduação em Problemas de Saúde Relacionadas aos Povos Indígenas. Publicações nacionais e internacionais, participações em eventos e congressos das especialidades.

ESG São Camilo

A São Camilo entende o valor de oferecer aos alunos algo que vai muito além do aprendizado técnico: uma formação holística, que lhes garante evolução profunda, não só enquanto profissionais, mas também como humanos e cidadãos.

Esse compromisso de levar uma formação completa aos estudantes é tão forte que vai ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dentre os quais está a Educação de qualidade, que preconiza “assegurar o acesso à educação inclusiva e equitativa, para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Além disso, a instituição está em consonância com os demais ODS, como Cidades e comunidades sustentáveis e Redução das Desigualdades. Por isso, inclui em todos os seus cursos da pós-graduação temáticas voltadas à capacitação em ESG (Environmental, Social, Governance). Em síntese, um conjunto de padrões que garantem práticas profissionais socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.

Ao estruturar os programas de Pós-Graduação lato sensu dentro desse objetivo, o Centro Universitário São Camilo, além de cumprir sua missão camiliana, se engaja em uma tendência mundial, contribuindo para o desenvolvimento profissional diferenciado de nossos alunos e, portanto, do nosso país, uma vez que a educação é uma forte condutora de transformação social.

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