Mesmo durante a quarentena, não deixe de se exercitar. Confira as dicas de alongamento do Prof. Dr. Paulo Roberto Veiga Quemelo, docente do curso de Fisioterapia da São Camilo.

O alongamento, realizado de maneira regular, aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, o que reduz o risco de lesões e melhora a performance.

É um ótimo exercício para se fazer em casa, promove uma redução da tensão muscular, causada pelo trabalho ou até mesmo o estresse causado pela pressão do momento atual.

Qual a maneira correta de se alongar?
• Realizar o alongamento de forma lenta e suave;
• Manter o alongamento por 30 segundos;
• Respirar durante o alongamento;
• Alongar sempre os dois lados do corpo;
• Alongar diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana;
• Procure um ambiente tranquilo e espaço adequado (plano).


Alongamentos que você pode fazer sozinho:

 

Puxe o pé para trás para alongar a região anterior da coxa (quadríceps)

Apoie na parede dobrando a perna da frente e alongando a perna de trás para alongar a região posterior da perna

Flexione a coluna para frente tentando alcançar o chão para alongar a região posterior da coxa

Com a mão, puxe a cabeça para o lado e para frente, alongando os músculos da região do pescoço

Levante o braço e com a mão contrária, puxe pelo cotovelo para alongar a região posterior do braço


Levante o braço e incline para o lado contrário e depois junte as mãos e puxe para cima para alongar os músculos da região do tronco





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