Notícias

Nota do Enem é cada vez mais aceita na rede privada

FGV, Unip e São Camilo estão entre os que já usam o exame.

Desde que começou a ser usado no processo seletivo do ensino superior, a partir de 2009, o Enem tem sido cada vez mais aceito, tanto na rede pública quanto na privada.

No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma do Ministério da Educação usada pelas instituições públicas para selecionar alunos que fazem o Enem, o número de vagas disponibilizadas passou de 47,9 mil em 2010 para 239,7 mil em 2018: um crescimento de 400%. Os dados, divulgados pelo MEC, levam em consideração as vagas abertas no primeiro semestre.

Na rede particular, grandes protagonistas do ensino superior brasileiro, como FGV (Fundação Getulio Vargas) e Unip (Universidade Paulista), também passaram a receber alunos via nota do Enem.

É o caso do Centro Universitário São Camilo, tradicional nos cursos da área da saúde. Por lá, a nota do Enem começou a ser usada de forma parcial, mediante um sistema de conversão. A partir deste ano, porém, o centro passou a selecionar diretamente via Enem, o que acelerou a fase de admissão.

“Não dá para fugir do Enem. Ele já faz parte do processo do candidato mais jovem, que quer fazer valer esse exame”, diz Mônica Abel, secretária-geral do São Camilo. Dos alunos que ingressaram no centro universitário neste semestre, mais de 50% já entraram via Enem.

Por lá, o candidato pode usar a nota dos últimos três anos do exame, desde que seja superior a 450 pontos e existam vagas disponíveis. O formato vale para todos os cursos –exceto medicina, cujo vestibular é realizado pela Vunesp.

Na comparação com quem faz a prova tradicional, o perfil de quem entra via Enem no São Camilo é o de um aluno mais jovem, recém-saído do ensino médio, mais interessado no período matutino.

É o caso de Joyce Lima, 19, que cursa o segundo semestre de enfermagem. Concluído o ensino médio, ela passou um ano estudando fora do país. Na volta, usou a nota do exame feito em 2016 para entrar no São Camilo.

“A grande vantagem do Enem é que a mesma nota é aceita em muitos vestibulares, sem que o candidato precise se deslocar para fazer cada prova; outra vantagem é ela valer por mais de um ano”, diz.

 noticia-content-materia_enem.jpg

Fonte: Folha de S.Paulo - 21 Oct 2018

Foto: Alberto Rocha

CONSULTE SUA INSCRIÇÃOINSCREVA-SE 

CAMPUS IPIRANGA

Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP

CAMPUS POMPÉIA

R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP
0300 017 8585
11 3465-2664
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram