Entre os dias 23/06 e 28/06, com a coordenação do Prof. Dr. Renato Lima, docente de medicina e professor titular de Pediatria, seis alunos (internos) se dirigiram a Cruzeiro do Sul, município brasileiro localizado no interior do estado do Acre.
O objetivo da viagem foi capacitar os profissionais da saúde que atuam em aldeias indígenas para o desenvolvimento de suas habilidades e cuidados. Além disso, também oferecer cuidados básicos à população local por meio de atendimentos.
|
Aproximadamente 40 profisisonais da saúde foram treinados para identificar doenças em récem-nascidos. O grupo faz parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá. O curso é um projeto piloto da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Seu objetivo é identificar doenças congênitas infecciosas e melhorar o atendimento de saúde nas aldeias.
![]() |
“O objetivo é trazer um atendimento mais humanizado e de qualidade para a população indígena, aonde poderemos fazer pré-natal, exames preventivos, atendimento médico e odontológico continuado. Além desta UBSI, teremos mais três unidades de atendimentos para serem entregues, estamos trabalhando também para ter mais pontos de referência dentro das aldeias, pois o acesso é bem difícil, as aldeias são bem distantes ”, informa a coordenadora do DSEI Alto Rio Juruá, Iglê Monte da Silva. |
O Centro Universitário São Camilo, ciente do seu compromisso em formar profissionais qualificados e reconhecidos que possam contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da sociedade, parabeniza a coordenação, dicentes e docentes do curso de Medicina, pela participação neste projeto e atuação de maneira ativa na transformação social. Isso é ser Camiliano!