Por que fazer intercâmbio?


• Aprender ou melhorar seus conhecimentos em um idioma
Fazer um intercâmbio é algo que pode elevar e muito seu nível de proficiência. Seja qual for seu nível de conhecimento sobre o idioma, o intercâmbio te ajuda a aprender na prática, no dia a dia, todas as nuances de uma nova língua.

Isso porque toda forma de comunicação à sua volta se desenvolverá em um novo idioma. Você precisará dele para conversar com outras pessoas, estudar, pedir informações e etc. Enfim, a nova língua estará presente em boa parte do seu cotidiano.

• Vivenciar outras culturas
Além de aprender ou aprimorar um novo idioma, fazer um intercâmbio também é importante porque coloca você em contato com outras culturas. Mais que isso, no intercâmbio você terá a chance de viver na prática novos hábitos e culturas locais.

Esta é uma experiência enriquecedora que vai transformar sua forma de compreender o mundo a sua volta.

• Desenvolvimento pessoal
Fazer um intercâmbio fará com que você se conheça melhor, saiba do que é capaz e quais são seus verdadeiros gostos e desejos. Como você estará em um ambiente desconhecido, será mais fácil ser você mesmo. Além disso, ao sair da sua zona de conforto e enfrentar diversas situações que nunca imaginou, verá que é mais capaz e forte do que pensava. Você se tornará uma pessoa mais madura, independente e confiante!

• Fazer novas amizades
Durante o intercâmbio, você ficará em contato com pessoas de várias partes do globo, inclusive de seu próprio país. Essa é uma oportunidade de fazer novas e excelentes amizades e, apesar de estar longe do Brasil, você não estará sozinho.

Amizades feitas em intercâmbio geralmente são duradouras, sendo uma experiência de conhecer novas culturas e perspectivas sem precisar visitar outro país. Para começar uma amizade com nativos ou não, é necessário perder o medo do desconhecido. Faça perguntas, junte-se a grupos e seja você mesmo!      

Como funciona o Programa de Mobilidade São Camilo


• Duração do intercâmbio
A São Camilo, oferece a seus alunos de Graduação a oportunidade de cursarem um semestre letivo em uma de suas renomadas universidades parceiras ao redor do mundo.

• Opções de universidades de destino
Atualmente, a São Camilo possui convênio para intercâmbio acadêmico com diversas universidades pelo mundo. Para conferir quais são as universidades conveniadas com a São Camilo, clique aqui. As universidades de destino variam conforme cada edital

• Quem pode se inscrever?
Cada edital tem sua especificidade quanto aos cursos disponíveis, critérios acadêmicos, vagas, prazos e etc. Peço que leia com bastante atenção ao edital da universidade na qual tem interesse em participar.

Geralmente os critérios são:

  • Ter bom desempenho acadêmico, sem possuir dependência em disciplinas;
  • Ter cursado ao menos um ano na São Camilo (pode variar para cada curso, veja especificações nos editais);
  • Possuir bom nível do idioma em que as aulas serão ministradas;
  • Ter bom desempenho nas entrevistas com o responsável pelo departamento internacional.


• Despesas com o intercâmbio
Os alunos são isentos de taxas acadêmicas durante o período do intercâmbio, ou seja, não pagam a mensalidade nem da universidade estrangeira, nem da São Camilo. Contudo, os alunos são responsáveis por seus gastos de visto, seguro e despesas pessoais e etc no país de destino.

• Como participar?
Para participar do intercâmbio da São Camilo, será necessário participar do processo seletivo semestral realizado pelo Departamento de Relações Internacionais. As inscrições são feitas pelo Portal Acadêmico. Clique aqui e acesse os Editais disponíveis para saber mais informações.

Processo Seletivo


• Editais
A divulgação dos Editais é realizada no site da São Camilo ou nos murais do Campus. O edital de Mobilidade Acadêmica geralmente abre em março/abril para estudar fora no segundo semestre do ano letivo e setembro/outubro para o primeiro semestre do ano seguinte. Caso haja o lançamento de um outro Edital fora desta época, a São Camilo fará a divulgação.

• Inscrição
A inscrição é feita no Portal Acadêmico no site da São Camilo. Acesse aqui o Manual de Inscrição.

• Processo Seletivo

  1. Análise Acadêmica e Documentação: nesta etapa, o Departamento de Relações Internacionais verifica se o candidato apresentou toda a documentação exigida e se ele se enquadra em todos os critérios estabelecidos no edital. A análise acadêmica é feita internamente através da verificação de seu histórico e o relatório de atividades complementares que a secretaria encaminha para o departamento internacional.  A análise destes critérios (notas, faltas, atividades complementares e etc.) são de caráter classificatório e de forma minuciosa determinam o candidato que será selecionado para a próxima fase, uma vez que muitos alunos correspondem aos parâmetros.

  2. Entrevista: os alunos que passaram pelas primeiras fases serão entrevistados por um representante do Departamento de Relações Internacionais. Nessa fase, os alunos serão avaliados de acordo com diversos critérios, tais como interesse, preparação, maturidade e atividades extracurriculares já realizadas. Essa fase é classificatória e determinará os aprovados para cada vaga.


• Resultado Parcial
Os candidatos que cumprirem com os pré-requisitos, seguirem todas as regras das etapas anteriores e atingirem os critérios anteriores da entrevista e da análise acadêmica, estarão aprovados para a próxima etapa. Os documentos dos estudantes pré-selecionados serão enviados às Universidades estrangeiras, que procederá a ÚLTIMA FASE do processo seletivo. Esta última fase, o aluno deverá enviar os documentos solicitados pela instituição estrangeira e realizar o Plano de Estudos que estabelecerá as disciplinas na qual o estudante estudará na universidade estrangeira.

• Divulgação do Resultado
Será divulgado a lista de alunos aprovados para o intercâmbio nas no site www.saocamilo-sp.br, link secretaria - resultados.

Aproveitamento de Disciplinas


A validação da(s) disciplina(s) cursada(s) durante o período de intercâmbio previsto pela Mobilidade Acadêmica Estudantil poderá ser solicitada pelos estudantes para integralização do curso com o intuito de: dispensa de disciplinas ou contagem de horas de atividades complementares, como disciplina optativa ou como prática profissional (de acordo com o Plano de Estudos).

Após retornar do intercâmbio, deverá apresentar o Histórico escolar emitido pela instituição conveniada na Central de Atendimento Acadêmico de seu Campus, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar do início do semestre letivo subsequente ao término da mobilidade. O documento deverá ser analisado pelo Colegiado de Curso sendo que o parecer do referido colegiado deverá especificar as disciplinas ou unidades curriculares que poderão ser aproveitadas, a partir da equivalência das disciplinas cursadas em mobilidade.

As disciplinas e/ou atividades constantes do Plano de Estudos do estudante que não apresentarem equivalência com as disciplinas do curso de origem poderão ser consideradas, para a contagem de horas de “Atividades Complementares”.

O estudante terá registrado no seu histórico escolar, no campo Observações, o período e local onde realizou a mobilidade internacional.

Para maiores informações acesse o Regulamento de Mobilidade Acadêmica, clique aqui. 

Links Importantes

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP