Apresentação

Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social – PROMOVE SÃO CAMILO – foi concebido em setembro de 2002 com a meta de oferecer assistência de qualidade à população carente, tendo como base o enaltecimento sobre os valores da saúde e a busca da integração social.

Sua privilegiada infraestrutura distribuída em mais de 2.000 m2 é explorada por equipes rigorosamente preparadas para atuar na interdisciplinaridade, assumindo condutas que promovam a melhora da qualidade de vida e a conquista da autonomia.

Pautados nos preceitos do Carisma Camiliano e da Bioética, nossos usuários e seus acompanhantes recebem atenção individualizada e continuada, sendo constantemente orientados sobre a evolução do tratamento, a atualização do plano terapêutico e suas implicações na convivência familiar e comunitária.

Este conjunto de iniciativas e a constante procura por novas práticas que qualifiquem ainda mais seus serviços, conferem ao PROMOVE SÃO CAMILO o status de referência em seu campo de atuação.

Contato
Promove São Camilo
Rua Eng. Ranulfo Pinheiro de Lima, 200
CEP 04264-030 – São Paulo – SP
Fone: (11) 3206-9600
coordpromove@saocamilo-sp.br

Público-alvo
População em situação de vulnerabilidade social.
Os interessados obrigatoriamente participarão de triagem nos
Serviços Social, Psicologia e Enfermagem.

Serviços Prestados

Enfermagem
O Serviço de enfermagem oferece cuidados nos três níveis de assistência à saúde: educação, prevenção, promoção e reabilitação para todos os usuários.
A assistência se dá por meio de consultas, acompanhamento terapêutico e ações direcionadas aos cuidadores e familiares de forma individual ou em grupo, proporcionando esclarecimento de dúvidas e conhecimento sobre saúde e doença. Realiza orientação e monitoramento de pacientes dos sexos feminino e masculino, portadores de doenças crônicas do tipo: HAS- Hipertensão Arterial Sistêmica, DM – Diabetes Mellitus, Doença Vascular Periférica, Mobilidade Física Prejudicada, Portadores de feridas crônicas (UPP – Ulcera por pressão, Ulcera varicosa, Ulcera arterial, Queimados, etc.), pacientes/e ou familiares de Ostomizados (Cistostomia, Gastrostomia, etc.), Cateterizados/Sondados (SVA – Sonda vesical de alívio e SVD – Sonda vesical de demora, Sonda gástrica, etc.) que necessitem de orientação para manejo e cuidados, Orientação de amamentação e cuidados com RN.

Farmácia 
O Serviço de Farmácia realiza orientações sobre a forma de uso dos medicamentos de modo a melhorar a eficiência do tratamento medicamentoso.
É comum que usuários de medicamentos tenham dúvidas quanto a forma de uso dos mesmos. Questões sobre se os medicamentos devem ser utilizados em jejum ou após as refeições, ou ainda, se dois medicamentos diferentes podem ser utilizados no mesmo horário, são muito frequentes.
Além disso, como medicamentos podem ocasionar efeitos não desejados, e que muitas vezes são confundidos como sintomas de doenças, ou mesmo, em alguns casos, nem são percebidos pelos pacientes e por outros profissionais da saúde. O Serviço de Farmácia oferece a seus pacientes, o Serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico (SAF) para monitoramento dos possíveis efeitos colaterais que posssam surgir.

Fisioterapia
O Serviço de Fisioterapia tem como objetivo preservar e promover a reabilitação físico-funcional visando maior independência para realizar as atividades de vida diária e melhorar sua qualidade de vida, por meio de recursos próprios de avaliação e tratamento com os quais (considerando as capacidades iniciais do indivíduo, tanto as físicas, as psíquicas, como as sociais) busca aperfeiçoar e/ou adaptar essas capacidades.
O Serviço oferece as seguintes especialidades: Fisioterapia neurofuncional adulto e pediátrica, Fisioterapia ortopédica, traumatológica e reumatológica, Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, Fisioterapia Dermato-Funcional e Fisioterapia Urológica Masculina e Feminina.

Medicina
O Serviço de Medicina oferece consulta nas especialidades de Gastroenterologia, Reumatologia, Ginecologia, Medicina da Família, Homeopatia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Pneumologia, Cardiologia, Neurologia, Geriatria, Endocrinologia e Oftalmologia.

Nutrição 
O Serviço de Nutrição tem como objetivo geral a prevenção e recuperação de doenças associadas aos desvios nutricionais e a promoção da saúde por meio de uma alimentação saudável através de programas de educação alimentar, estimulando hábitos de vida saudáveis.
O Serviço oferece atendimento ambulatorial, individualizado e em grupo. Os atendimentos em grupo englobam palestras e atividades práticas realizadas na cozinha experimental com elaboração de receitas de fácil preparo e de baixo custo.

Psicologia
O Serviço de Psicologia tem como objetivo favorecer o autoconhecimento do indivíduo, promovendo transformação e mudanças internas para que se estabeleça o equilíbrio emocional.
Os atendimentos podem ocorrer nas áreas de psicodiagnóstico e psicoterapia individual ou em grupo.
Presta-se também orientação e suporte a equipe clínica, supervisores e estagiários.

Serviço Social
O Serviço Social realiza a triagem dos usuários, atende e orienta as famílias dos pacientes de forma a sensibilizá-los quanto à importância de sua participação nos atendimentos e atua na viabilização de recursos. Além disso, busca favorecer a reflexão direcionada à melhoria da qualidade de vida visando a inserção dos pacientes em recursos e programas da comunidade.

Terapia Ocupacional 
O Serviço de Terapia Ocupacional tem como principal objetivo desenvolver habilidades nos pacientes, que possibilitem maior autonomia e independência na realização das atividades de vida diária, na restituição dos papéis ocupacionais e na promoção do bem estar e da qualidade de vida.
O serviço atende às seguintes populações:
Crianças com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor não específicas, alterações neurológicas, deficiência intelectual, distúrbios de aprendizagem e terapia da mão.
Adultos com deficiência intelectual, alterações neurológicas, afecções e/ou lesões do membro superior e doenças pulmonares.
Idosos com alterações neurológicas, osteoarticulares, doenças pulmonares e quadros de demência.
Usuários ou potenciais usuários de Tecnologia Assistiva (avaliação e prescrição de cadeira de rodas, mobiliário adaptado, modificações no ambiente, prescrição de recursos auxiliares de locomoção e avaliação, prescrição e confecção de órteses). 

Os serviços prestados podem sofrer alterações. Pedimos que entre em contato para confirmar a disponibilidade.

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP