Estágios
Os alunos são estimulados ao engajamento nas atividades de estágio, tanto nos estágios curriculares obrigatórios para a formação, quanto nos estágios não obrigatórios.
No que diz respeito aos estágios obrigatórios cabe ao Centro Universitário São Camilo estabelecer convênio com as instituições em que os alunos estarão desenvolvendo suas atividades práticas, garantindo os objetivos de aprendizagem; realizar reunião com os alunos para orientar acerca da operacionalização dos estágios no que diz respeito à escolha do campo, dias e horários de atuação e propiciar encontro para escolha dos professores orientadores.
No período preparatório, que antecede o início da prática dos estágios, são discutidos objetivos, aspectos técnicos, atribuições específicas para a área de estágio bem como são realizadas simulações, em laboratório específico, das possibilidades de atuação, visando preparar adequadamente o aluno e minimizar suas angústias e receios relacionados ao início da prática.
Os alunos recebem um Manual de Estágio Supervisionado que inclui as atividades a serem desenvolvidas em cada encontro, os critérios de avaliação e modelo de trabalho técnico.
Cada área possui supervisões semanais individuais no campo de estágio ou no Centro Universitário São Camilo, dependendo do local e das características do estágio.
Ao término dos estágios nas áreas podem ocorrer apresentações e discussões entre os grupos que atuaram em diferentes instituições visando troca de experiências.
No que diz respeito aos estágios não obrigatórios, a Instituição conta com o Núcleo de Apoio aos Estágios que divulga vagas e auxilia na documentação necessária. Os estágios não curriculares são referendados e acompanhados pela Coordenação do Curso e por um docente indicado.