Infraestrutura
A infraestrutura dedicada a metodologia de Simulação no Centro Universitário São Camilo é composta por 02 ambientes:
No campus Pompeia, o Centro de Simulação Realística (CSR), que possui, 348m² em área construída, contemplando 04 salas de simulação destinadas, principalmente, para simulações complexas que exijam a mimetização de ambientes clínicos, hospitalares, como salas de emergência e leitos de terapia intensiva para ocorrência de cenários, salas de Debriefing utilizadas para o acompanhamento das simulações em tempo real por docentes e discentes e, posteriormente, realização do feedback, avaliação e exploração técnica dos cenários assistidos. Além disso, possui também 01 Laboratório exclusivo de Habilidades, para o treino repetido de procedimentos de baixa fidelidade e complexidade, com maior grupo de alunos.
A rede de apoio é composta pela Sala de Controle, para uso da equipe técnica e instrutores para o acompanhamento e operacionalização dos sistemas de audiovisual e dos robôs utilizados no cenário simulado. E também, ampla área de recepção para acolhimento e instrução dos instrutores, alunos e visitantes do CSR, bem como realização de pequenos eventos e coffee associados aos treinamentos em andamento, Sala de Administração para a equipe responsável pelo processamento de informações e backoffice que sustentam as demandas acadêmicas do centro e apoiam a equipe de instrutores e clientes. Além de área técnica e vestiários (feminino e masculino) para paramentação e guarda dos pertences pessoais dos alunos/profissionais em treinamento.
No campus Ipiranga, o Laboratório de Simulação (LabSim) possui uma área total de 124 m², distribuídos em possui três salas de simulação com o mesmo propósito que seu irmão maior CSR, equipadas como unidades de internação hospitalar, com simuladores avançados de alta fidelidade, de pacientes adulto, obstétrico, pediátrico e recém-nascido, além de manequins de habilidades, insumos médico-hospitalares diversos, infraestrutura de áudio e vídeo de alta qualidade e infraestrutura de rede para armazenamento dos cenários. Todos os ambientes simulados permitem o ajuste de seu layout de acordo com a simulação pretendida.
Anexo a estes ambientes, há duas salas de controle com capacidade para um operador e um instrutor para uso da equipe técnica e instrutores e ainda, duas salas de Debriefing utilizadas para o acompanhamento das simulações em tempo real por docentes e discentes e, posteriormente, realização do feedback, avaliação e exploração técnica dos cenários assistidos e o estoque.
Quanto aos recursos tecnológicos, todas as salas de treinamento estão equipadas com câmeras, microfones e caixas acústicas estrategicamente posicionadas para captar a performance dos participantes, com a transmissão aos expectadores nos debriefings e aos instrutores nas salas de controle, permitindo intervenções nos cenários e a avaliação detalhada dos procedimentos e protocolos executados, inclusive com o posterior resgate das gravações.
A respeito dos simuladores e manequins, os ambientes de simulação do Centro Universitário possuem um parque de equipamentos modernos e atualizados com frequência, com todo acompanhamento técnico especializado para uso junto aos cenários, e também, equipamentos médico-hospitalares reais e atuais para as práticas clínicas, de emergência e em terapia intensiva, para oportunizar um grande rol de cenários e treinamentos.
Para operacionalizar esta moderna infraestrutura tecnológica, os ambientes estão equipados com uma plataforma de videoconferência especializada para simulação realística clínica. Esta plataforma é completamente intuitiva e possibilita aos instrutores e alunos acompanhar os cenários em tempo real ou posteriormente (gravações), de qualquer ambiente da IES com acesso à rede do CSR, subsidiando as sessões de debriefing e avaliações.