PÓS-GRADUAÇÃO

Fisioterapia Pediátrica e Neonatal

Recém-nascido recebendo cuidados fisioterapêuticos em ambiente hospitalar e criança em atividade de reabilitação motora, representando a Fisioterapia Pediátrica e Neonatal do nascimento à adolescência em diferentes contextos clínicos.

Sobre o Curso

Cuidar de crianças e recém-nascidos é uma das experiências mais transformadoras da fisioterapia. Exige sensibilidade, técnica, dedicação e, acima de tudo, amor pelo que se faz. A formação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal abre portas para um campo de atuação repleto de opções e significado para os profissionais atuantes na área, aos pacientes e familiares na construção de um futuro com mais qualidade de vida e desenvolvimento saudável.

No curso, o estudante é convidado a mergulhar em uma jornada que vai muito além da teoria. As aulas práticas estão no centro da aprendizagem, nas quais o conhecimento ganha forma e emoção. Em nossos laboratórios, os discentes desenvolvem habilidades com o uso de bonecos de média fidelidade e, no Centro de Simulação Realística, vivenciam atendimentos com tecnologia de ponta, enfrentando de forma segura situações muito próximas da realidade clínica.

Durante os estágios hospitalares e ambulatoriais, essa experiência se torna ainda mais rica. O aluno vivencia o cuidado direto, aprende a lidar com situações complexas e desenvolve um olhar atento e empático para cada paciente, fortalecendo sua autonomia, seu raciocínio clínico e sua postura profissional.

Ao final da formação, o fisioterapeuta estará preparado para acolher e tratar crianças, recém-nascidos e adolescentes de forma integral e humanizada, com base na ciência, na ética e no respeito às particularidades de cada ser. O curso estimula, ainda, a criatividade e a responsabilidade social por meio de práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis e a criação de dispositivos de baixo custo, sempre promovendo a consciência coletiva e o bem-estar global.

Ipiranga
Período
12 Meses
Plano de pagamento
Saiba mais
Data de Início
16/03/2026

2ª, 4ª feira (aulas semanais) e 5ª feira (aulas eventuais)  | 19h às 22h30

Data de início:
Início das aulas: 16/03/2026

Caso deseje mais informações ou tenha dúvidas com relação ao curso, encaminhe um e-mail para a coordenação:
pos.fisioterapia@saocamilo-sp.br

Profa. Josy Davidson

Diferenciais

Formação completa para atuação com todas as idades: Atue desde o nascimento até a adolescência, incluindo assistência hospitalar e reabilitação motora, além de disciplinas diferenciadas como Segmento de Prematuros e Reabilitação Pulmonar Infantil.


Foco em práticas inovadoras: Uso de dispositivos modernos, como terapias suspensas e estimulação transcraniana, além da criação de brinquedos terapêuticos para reabilitação infantil.


Estágio em clínica de excelência: Vivência prática com atuação com paciente em locais de referência, com equipe multiprofissional e recursos avançados, proporcionando experiência real de alto nível.


Docentes especializados e atuantes: Professores com ampla experiência em pediatria e neonatal, supervisionando diretamente as atividades práticas para garantir aprendizado qualificado.


Capacitação em atendimento humanizado: Formação que enfatiza o cuidado humanizado, essencial para lidar com pacientes pediátricos e suas famílias em situações delicadas.


Infraestrutura avançada para reabilitação infantil: Acesso a laboratórios e clínicas equipados com tecnologias modernas, permitindo simulações e práticas realistas focadas em pediatria.


Área de Atuação

O profissional poderá atuar nas diversas áreas dos Serviços de Saúde envolvidas nos cuidados da Criança e do Adolescente tais como:

  • Hospitais Públicos e Privados;
  • Clínicas de reabilitação;
  • Consultórios particulares de Fisioterapia;
  • Atendimento domiciliar;
  • Empresas de dispositivos respiratórios ou órteses para o público pediátrico;
  • Gestor de serviços em Fisioterapia.
CONHEÇA ALGUMAS INSTALAÇÕES

Infraestrutura

Instalações modernas equipadas com dispositivos constantemente atualizados, laboratórios bem estruturados, incluindo simulação realística.

Informações para matrícula

Planos de Pagamento

Saiba mais

Temas abordados na matriz curricular

Saiba mais

Documentos de Matrícula

Saiba mais

Estágios

  • Os estágios em ambulatório ocorrerão por uma semana (segunda a sexta) das 8h às 13h ou das 13h às 18h a partir de junho  (30 horas).*
  • Em ambiente hospitalar (UTI pediátrica e enfermarias), o estágio ocorrerá por 5 sábados seguidos a partir dos meses de novembro a janeiro das 7h às 12h ou das 13h às 18h (30 horas).*

*A depender do número de alunos e limite de número de alunos autorizados pelos locais.

 

Coordenação

Josy Davidson

Josy Davidson

Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Respiratória pela UNIFESP, Mestrado em Ciências Pneumológicas e Doutorado em Ciências Pediátricas pela UNIFESP. Pós-doutorado em Ciências Pediátricas.

Professora Afiliada do Departamento de Pediatria e Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente da UNIFESP (2016-2019).

Vice-coordenadora da Residência Multiprofissional na Saúde da Criança e do Adolescente na UNIFESP (2017-2018)

Co-orientadora de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências Pediátricas na UNIFESP

Professora de Metodologia da Pesquisa Científica em Cursos de Pós-graduação Latu Sensu.

Professora da disciplina de Bioestatística do Mestrado Profissional em Nutrição do Centro Universitário São Camilo

Peer-Reviewer das Revistas Respiratory Care, Pediatric Obesity, Journal of bodywork and movement therapies, Respiratory medicine, BMJ open, Korean Journal of RadiologyEmergency Medicine, Clinics, Revista Paulista de Pediatria, Revista Brasileira de Terapia Intensiva.

ESG São Camilo

A São Camilo entende o valor de oferecer aos alunos algo que vai muito além do aprendizado técnico: uma formação holística, que lhes garante evolução profunda, não só enquanto profissionais, mas também como humanos e cidadãos.

Esse compromisso de levar uma formação completa aos estudantes é tão forte que vai ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dentre os quais está a Educação de qualidade, que preconiza “assegurar o acesso à educação inclusiva e equitativa, para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Além disso, a instituição está em consonância com os demais ODS, como Cidades e comunidades sustentáveis e Redução das Desigualdades. Por isso, inclui em todos os seus cursos da pós-graduação temáticas voltadas à capacitação em ESG (Environmental, Social, Governance). Em síntese, um conjunto de padrões que garantem práticas profissionais socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.

Ao estruturar os programas de Pós-Graduação lato sensu dentro desse objetivo, o Centro Universitário São Camilo, além de cumprir sua missão camiliana, se engaja em uma tendência mundial, contribuindo para o desenvolvimento profissional diferenciado de nossos alunos e, portanto, do nosso país, uma vez que a educação é uma forte condutora de transformação social.

Quer receber mais informações?

Faça seu cadastro e nós entraremos em contato.
TENHO INTERESSE   ➝
Para entrar em contato
0300 017 8585
11 3465 2664
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1.501
Ipiranga São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144
Vila Pompeia São Paulo - SP
CONTATE-NOS   ➝
CONSULTE SUA INSCRIÇÃOINSCREVA-SE 

CAMPUS IPIRANGA

Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP

CAMPUS POMPEIA

R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP
0300 017 8585
11 3465-2664
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram