Pe. João Batista, vice-reitor do Centro Universitário São Camilo, participa de matéria da Revista Ensino Superior intitulada: "IES especializada em saúde: foco em educação e pesquisa".
Confira os principais trechos:
Conectar educação e pesquisa
Olhando para o ensino propriamente dito, o padre João Batista de Lima, presidente da Sociedade Beneficente São Camilo e reitor do Centro Universitário São Camilo, aponta para o melhor preparo da infraestrutura dos hospitais, o ambiente mais do que propício para a formação prática dos alunos.
“Se a IES não é especializada em saúde e não pode contar com um hospital próprio, ela certamente precisará de investir em um espaço ou ir em busca de parcerias, o que é muito importante, principalmente a parceria com a rede pública de saúde, porque acredito que o profissional tem que saber como funciona o sistema de saúde no Brasil. Mas, se a instituição já tem tudo isso integrado, fica mais fácil e não gera custos extras”, acentua o padre.
Ciclo da saúde
O Centro Universitário São Camilo foi pensado inicialmente para ser um centro de formação continuada para os profissionais de enfermagem, nutrição e técnico em radiologia que já atuavam nos hospitais camilianos. Mais tarde, foi vista a necessidade de ampliação com a criação do “ciclo da saúde” e o advento do curso de medicina, em 2007. A instituição também costuma oferecer os estágios dentro do hospital e retém muitos desses alunos. Como instituição filantrópica também investe bastante em programas de bolsas de estudos, mas o que chama a atenção é o foco na formação continuada.
“É muito importante que os colaboradores estejam atualizados e por dentro da nossa forma de atuação, por isso muitos estudam com convênio, por meio de um programa específico, voltado para a qualificação desses profissionais”, comenta. Focados nesse propósito, é que a rede São Camilo está desenvolvendo o centro de simulação realística em Ponta Grossa, no Paraná, e em Fortaleza, no Ceará, para melhorar a formação dos profissionais camilianos. “Os preços são acessíveis, mas o hospital também banca uma parte”, conta o padre-reitor.
Fonte: Revista Ensino Superior
Por: Redação Ensino Superior
Data: 21/07/2021