TikTok: nem tudo é segredo de beleza; pode ser só maluquice
As redes sociais são um terreno fértil para encontrar informação sobre como cuidar da pele do corpo, do rosto e do cabelo. No TikTok, alguns perfis têm compartilhado práticas controversas. Fique de olho porque nem tudo é segredo de beleza. Pode ser só maluquice. Por isso, antes de experimentar, vale consultar um médico dermatologista.
A seguir, tiramos dúvidas sobre alguns "conselhos de beleza" populares na rede social com o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor da Universidade São Camilo, em São Paulo.
1 - Usar cola para aumentar os lábios
O truque consiste em passar cola líquida no "arco do cupido" (pequena área em formato de V no lábio superior) e colar os lábios superiores nele para alcançar o efeito de lábios grossos. Segundo Cassiano, o risco principal de experimentar essa "técnica" é provocar uma dermatite de contato (reação alérgica).
Na hora de tirar o grude, pode acontecer outro problema. Dependendo da força empregada, você pode causar arranhões na pele do lábio, abrindo as portas para uma infecção bacteriana no lugar.
2 - Alinhar os dentes com lixa de unha
Sabe aquelas imperfeições comuns da borda dos dentes, há quem esteja mostrando como "consertá-las" com uma lixa de unha. De acordo com o médico, nem pense em fazer isso.
"Não faz parte da minha especialidade, mas estudei anatomia na faculdade. Ao raspar o esmalte do dente – a camada superficial –, você corre o risco de expor a dentina, que é uma parte sensível", explica ele. Pensou em dor de dente? Acertou!
3 - Hidratar a pele com produtos à base de petrolato
Outra prática que anda acontecendo é o "slugging", que consiste em hidratar a pele do rosto à noite (e dormir assim) com produtos à base de petrolatos como a vaselina.
"Quando o assunto é hidratação da pele, existem 3 tipos de substâncias hidratantes que podem ser utilizadas. As emolientes – que devolvem a barreira natural da pele –; as de umectação – que trazem a água do ambiente para a pele – e as oclusivas – que impedem a água de evaporar da pele. O 'slugging' é feito com hidratantes super oclusivos", explica Daniel Cassiano.
O dermatologista afirma que as substâncias até podem ser usadas, mas não por qualquer um. "Pode ser um recurso para quem tem a pele seca ou madura ou passou por algum peeling, por exemplo", fala.
Ainda que haja indicação, existem alternativas melhores aos produtos com petrolatos. "Óleos vegetais como o de rosa-mosqueta e o de menta são melhores para a pele e para o meio ambiente do que os petrolatos (derivados do petróleo)."
4 - Fazer contorno facial com fotoprotetor
Há quem ande propondo fazer contorno facial – técnica de maquiagem que serve para reforçar as dimensões do rosto ou até afiná-los, com um jogo de claro e escuro – só que de uma maneira pouco ortodoxa: aplicando filtro solar em partes do rosto e deixando outras expostas ao sol.
Sobre essa "tendência", o dermatologista é taxativo: "Uma pele exposta à radiação ultravioleta envelhece mais rapidamente e está sujeita ao câncer."
5 - Simular olheiras com produtos não indicados para uso nos olhos
Incômodo estético para alguns, tem gente curtindo ostentar olheiras, ainda que artificiais no TikTok. Para fazê-las, muitos têm usado batons ou lip tints. "O problema de usar produtos não indicados para a região é eles caírem dentro dos olhos, provocando irritação."
6 - Fazer cachos com aquecedor de ambiente
Sem babyliss ou secador com difusor em casa? Tem quem resolva a questão secando o cabelo – amassando com as mãos – aproximando a cabeça dos aquecedores de ambiente. O risco aqui é queimar o fio ou mesmo provocar um acidente doméstico. "Toda fonte de calor pode danificar o fio, seja secador, babyliss ou o aquecedor. O problema maior aqui é usar um equipamento não desenhado para esse fim", afirma o médico.
7 - Gelo direto sobre a pele
O gelo pode realmente funcionar como truque de beleza. "Além do sensorial gostoso – tem quem guarde produtos de beleza na geladeira –, aplicá-loem algumas áreas como embaixo dos olhos pode ajudar a desinchar", fala Cassiano.
Apesar de poder ser benéfica, a técnica tem de ser usada com cautela. "Se você deixar algo gelado sobre a pele por muito tempo, há o risco de queimadura pelo frio."
Fonte: Yahoo! Notícias
Por: Ava Freitas
Data: 24/07/2021
Link da matéria: https://br.noticias.yahoo.com/tik-tok-nem-tudo-e-segredo-de-beleza-pode-ser-so-maluquice-104033829.html?