
Sobre o Curso
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Acupuntura foi concebido e desenvolvido com o propósito de especializar os profissionais médicos no campo de atuação da Medicina Tradicional Chinesa, habilitando-os a utilizar os recursos teóricos e práticos da Acupuntura voltados para a promoção da Saúde, prevenção e tratamento de doenças. A Acupuntura tem uma história milenar e seu nascedouro é o oriente. Ao longo dos séculos construiu suas bases teóricas por meio de atenta observação de fenômenos naturais. Tem um corpo de conhecimentos que traz novos conhecimentos e sabedoria à prática de cuidados médicos na medicina contemporânea, tanto na organização dos modelos de atenção quanto na prestação da assistência à saúde.
O Curso será ministrado por docentes com vasta experiência, fruto de aperfeiçoamento constante, conjugando conhecimentos acadêmicos e práticos, adquiridos ao longo dos anos de estudo, ensino e pesquisa, visando à consolidação e à investigação da incorporação da Acupuntura nos serviços de saúde.
As aulas teórico-práticas são ministradas em estruturas físicas adequadas e compatíveis à metodologia de ensino adotada e material didático especializado.
Objetivo Geral:
Garantir conhecimentos científicos teórico-práticos para o desenvolvimento profissional na área da Acupuntura / Medicina Tradicional Chinesa por meio da incorporação de novos paradigmas relativos ao sentido da vida, saúde e da natureza humana em suas dimensões, expressões e ciclos.
Objetivos específicos:
- Fornecer conhecimentos científicos específicos sobre Acupuntura / Medicina Tradicional Chinesa.
- Tornar o médico apto a utilizar os recursos da Acupuntura / Medicina Tradicional Chinesa, em diferentes níveis do sistema e serviços de saúde, sejam públicos ou privados.
- Capacitar o médico para promover a saúde, prevenir e tratar doenças por meio dos recursos da Acupuntura / Medicina Tradicional Chinesa.
- Ampliar a formação médica a respeito da condição humana em sua dimensão integrada, que inclui o bem-estar social, psicológico, físico e espiritual.
- Reconhecer a integralidade da assistência, entendida como conjunto contínuo de ações articuladas com áreas assistenciais, no âmbito individual e coletivo.