Entre os dias 12/05 a 14/05 ocorreu a tradicional Semana de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo. A XXXI edição teve como tema a "Atuação do Enfermeiro na linha de frente em situações de urgência" e contou com palestras, mesa-redonda e oficinas como: Cuidados Intensivos, Emergências Obstétricas e Psiquiátricas, além de apresentação artística. 

A abertura do evento no dia 12/05 teve a presença de autoridades da São Camilo como o Pe. João Batista Gomes de Lima, Reitor do CUSC, o Pe. Anísio Baldessin, Vice-Reitor e Pró-Reitor Administrativo, Prof. Dr. Carlos Ferrara Pró-Reitor Administrativo e Coordenadores Gerais de Graduação e Pós-graduação do CUSC e além da Coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Inês Nunes. 

A palestra "Enfermagem Camiliana: 60 anos de história" com a historiadora Rosana Cardone, apresentou em detalhes a rica trajetória do curso de enfermagem camiliano, desde o começo até os dias atuais. Após a palestra, foi realizada a Conferência Magna, com o tema "Perfil das Emergências no Brasil e a atuação do enfermeiro", ministrada pela Profa. Dra. Marisa Malvestio.

Ainda no primeiro dia do evento, foram premiados os melhores trabalhos do 1º Concurso de Inovações para a Prática de Enfermagem:

1º Lugar 

Nome do projeto: NoHeadAche 
Orientadora: Léa Dolores R. de Oliveira. 
Autores: Barbara Duraes de Oliveira, Larissa Cristina Lopez Duarte, Lucas Oliveira Patrocínio dos Santos e Stephanie Bydlowsky Santos.  

2º Lugar 

Nome do projeto: O bom vizinho 
Orientadora: Elisabete Calabuig Chapina Ohara
Autores: Alanna Brito, Beatriz Silva Barbosa, Esthefany da Silva Damasceno de Jesus, Giovanna Lima de Campos, Julia Ortiz Montanari, Leticia Foresto Moselli e Millene Pereira Abrantes.  

3º Lugar 

Nome do projeto: Bolsa reagente UROMACK 
Orientadora: Adriana Aparecida de Faria Lima 
Autores: Andressa Rodrigues Gulart, Iara Beani Moreira da Silva,  Juliana de Oliveira, Laís Testai Pereira, Lorena Lago Santos, Luana Cunha Maiara Soares da Silva, Silvio Silva de Oliveira e Thamires Nunes. 

A programação do dia 12/05 terminou com a palestra "O trabalho em Enfermagem em tempos de crise",  proferida pela Profa. Me. Ana Lygia Melaragno, diretora do Desenvolvimento de Práticas e do Trabalho em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem e Coordenadora Científica do Centro de Simulação Realística do Centro Universitário São Camilo. Assista o vídeo na íntegra clicando aqui

Durante o segundo dia do evento, a produção científica dos discentes e profissionais, também teve destaque por meio da sessão pôster, via aplicativo teams. Foram premiados os seguintes trabalhos científicos: 

1º lugar

Nome do projeto: Relato de Experiência de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios Na UBS São Vicente De Paula
Orientadora: Elisabete Calabuig Chapina Ohara
Autores: Millene Pereira Abrantes, Alanna Brito, Giovanna Lima de Campos e Julia Ortiz Montanari 

2º lugar 

Nome do projeto: Fatores que Contribuem para o Estresse Psicológico dos Enfermeiros durante a Pandemia da Covid-19
Orientadora: Heidi Demura Leal 
Autores: Maria Luiza Andrade Deganello, Luiza Sales Gomes da Silva e Renata Aparecida Caires Leão 

3º lugar 

Nome do projeto: Decorrências da Pandemia de Covid-19 na Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem
Orientadora: Ana Claudia Alcântara Garzin  e Ivonete Sanches Giacometti Kowalski 
Autores: Diandra Ushli de Lima, Luiza Jorgetti de Barros e Ariany Azevedo Possebom 

Confira as oficinas realizadas nos dias 13/05 (Campus Ipiranga) e 14/05 (Campus Pompeia): 

Oficina de cuidados intensivos - Profa. Claudia D'Arco;
Oficina de emergências obstétricas -  Profa. Léa Dolores;
Oficina de emergências psiquiátricas - Prof. João Carlos Marchiori de Claudio

  

Confira o álbum de fotos completo do evento. 

O Centro Universitário São Camilo parabeniza todos os discentes, docentes, membros da atlética e participantes por mais um evento de sucesso. 

Conheça o E-book comemorativo dos 60 anos do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo

A publicação apresenta o reconhecimento, tradição e excelência do curso ao longo dessas seis décadas, dedicadas ao ensino de qualidade e à formação de profissionais éticos e humanizados, reconhecidos no mercado de trabalho. Acesse o site e saiba mais. 

Sobre o curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo:

O curso de graduação em Enfermagem, preocupa-se com a formação de um enfermeiro diagnosticador, inovador e crítico sobre sua atuação e o cenário de saúde da população.  Prepara o profissional, para as tendências do mercado na prevenção e promoção da saúde na educação de vida saudável, na inserção do modelo do Sistema Único de Saúde e na assistência integral. Com estágios obrigatórios a partir do 2º ano do curso; ensinos clínicos e estágios na rede de hospitais Camilianos: Pompeia, Ipiranga e Santana; Instituto Brasileiro do Câncer, Hospital Escola Geral de Carapicuíba.

Clique aqui para saber mais sobre o curso de Enfermagem. 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP