Medição de pressão arterial, dicas de nutrição, orientação quanto a realização de  atividades físicas e orientação psicológica serão oferecidas à população, gratuitamente, junto da campanha Menos Pressão 

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) inicia suas ações para o Mês da Hipertensão, e vai realizar das 9h às 17h, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), a campanha gratuita “Menos Pressão”. A Campanha é composta por uma equipe multiprofissional, que contará com a presença de Médicos, Enfermeiros, Nutricionista, Psicólogos e Educador Físico, que irão vão alertar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a hipertensão arterial, um problema de saúde pública que hoje atinge 32,5% da população adulta brasileira, que deve ser bem diagnosticado e controlado. 

Durante esse dia, orientações com profissionais de saúde vão acontecer e toda a população poderá medir a pressão arterial gratuitamente, se informar e obter orientações nutricionais, para a realização de atividades físicas e apoio psicológico relacionado ao enfretamento da doença.  Essa ação também acontece em outros locais e dias específicos, inclusive ao longo do mês, e são realizadas pela Sociedade Brasileira de Hipertensão e a embaixadora desse ano é a atriz Luma Costa. 

O principal objetivo dessa campanha da Sociedade Brasileira de Hipertensão é levar informação adequada, direcionar as pessoas para serviços de saúde e evitar que tantos problemas relacionados à hipertensão arterial ocorram. Com essa campanha, a SBH procura fazer um alerta geral e, se a hipertensão for bem tratada junto de outras medidas, pode ser devidamente controlada, sempre com o devido acompanhamento médico.

O que é Hipertensão? 

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe. 

A pressão alta é uma doença "democrática", atingindo homens e mulheres, idosos e crianças, obesos e magros, pessoas calmas e nervosas. De acordo com a SBH, a estimativa é de 32,5% de adultos que convivem com o problema e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal (falência no funcionamento dos rins).

Sobre a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) 

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) foi criada em 1991 com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações e pesquisas sobre hipertensão arterial, educar médicos e profissionais da saúde e promover a detecção, controle e prevenção da doença na população brasileira.

Datas e locais das ações da

https://www.terra.com.br/noticias/dino/participe-da-campanha-de-hipertensao-arterial-na-avenida-paulista,1c6be40dbf3b1e3c1426d561334c8e82udcf8aa2.html

 

 

Fonte: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP