As organizações da saúde têm como mais representativas categorias profissionais os graduados em medicina e os graduados em enfermagem, e claro as diferentes formações assistenciais, administrativas e outras.

É observado que graduados em medicina assumem postos de gestão e alcançam o comando destas organizações. Será que estes são os profissionais mais indicados para assumirem estas posições?

É possível considerar que estes profissionais desenvolvem uma experiência prática e crescente de aprendizado dos problemas assistenciais destas organizações, além de contarem com alta credibilidade em relação aos seus pares.

Mas, o que acontece se estes profissionais assumirem os cargos de gestão e não desenvolverem outros conhecimentos, tais como, de mercado, estratégias e das diferentes funções organizacionais, liderança, gestão de mudanças?

Para tornar este debate ainda mais quente, observa-se que muitos hospitais contam com graduados em medicina na gestão e em posições de comando. Por outro lado, observa-se que profissionais com diferentes formações, tais como, os graduados em Administração, Direito, Economia, Engenharia, Nutrição, entre outros, assumem cada vez mais posições de gestão e comando em reputados hospitais brasileiros, por vezes, em “dobradinhas” com profissionais médicos.

O que você pensa a respeito? Será que a melhor escolha depende do cenário de cada organização?

Mas, eu também tenho uma dica para aqueles profissionais que pretendem se aprimorar como gestores em organizações na área da saúde: façam o MBA EXECUTIVO GESTÃO EM SAÚDE, desenvolvido através de uma parceria entre a Associação Paulista de Medicina e o Centro Universitário São Camilo!

Saiba mais sobre o curso, acesse o site:
https://saocamilo-sp.br/pos_graduacao/lato_sensu/mba_gestao_em_saude/temas-abordados-na-matriz-curricular

Prof. Claudio Colucci
Coordenador Geral dos cursos de Pós-Graduação
Centro Universitário São Camilo

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP