Profa. Dra. Ilka Vercellino

 

No mês de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente que,  em 2019, tem como tema a poluição do ar. A data visa alertar o público e governos sobre os cuidados que devemos com o nosso planeta. Aproveitando ocasião, realizamos uma entrevista com a Profa. Dra. Ilka Vercellino, responsável pelo Projeto 5Rs do Centro Universitário São Camilo. Confira a matéria:

 

 

 

 

Profa. Ilka fale um pouco mais sobre o Projeto 5Rs do Centro Universitário São Camilo

A preocupação com a sustentabilidade e a qualidade de vida sempre foi uma diretriz do Centro Universitário São Camilo. O projeto de extensão universitária denominado 3 Rs era a materialização deste preceito, possuindo como essência os conceitos de redução, reutilização e reciclagem. Com a evolução das questões ambientais e a urgência em se debater o consumo excessivo de recursos, a partir de 2016 o projeto passou a ser denominado 5Rs (reduzir, recusar; repensar; reutilizar, e reciclar). Os 5Rs fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. No ano de 2018 houve uma reestruturação no Plano Institucional de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo e tendo em vista a abrangência do Projeto 5Rs passou a ser um Programa de Extensão abrangendo ações como cursos, eventos e dois projetos de extensão: adesão e aderência ao descarte correto e gestão de resíduos e sustentabilidade.

Qual a importância das IES fomentarem a educação ambiental dos seus alunos?

A Educação Ambiental é ação educativa de intervenção tendo como objetivo tornar a sociedade consciente e detentora dos conhecimentos necessários para a construção de soluções eficazes e que minimizem a crise ambiental. O fomento à Educação Ambiental pelas IES é fundamental para o desenvolvimento da consciência ambiental e crítica dos alunos e colaboradores da instituição, contribuindo para a mudança de atitude frente ao consumo excessivo de bens e produtos que geram elevada quantidade de resíduos.

Quais ações o projeto realizou até o momento e os resultados atingidos?

Foram muitas as ações realizadas pelo Programa 5Rs nos últimos anos envolvendo diferentes setores do Centro Universitário e parceiros externos. Ações relacionadas a gestão de resíduos, mudanças de infraestrutura em parceria com a Coordenação de Operações , TI verde em parceria com a tecnologia da informação, doação de excedentes da alimentação das cozinhas experimentais em parceria com a ONG Banco de Alimentos e Laboratórios, ações de treinamento para público interno e comunidade e  ações de motivação e sensibilização.

É importante destacar que para o sucesso das ações e consequentemente do Programa, o trabalho colaborativo é essencial. A integração, o envolvimento e o esforço de todos nas etapas do processo de mudança atitudinal são imprescindíveis para se alcançar o objetivo desejado.

 

Considerando a importância da data de hoje, quais ações podemos realizar no nosso dia-a-dia para preservar o Meio Ambiente?

São diversas as ações que devemos realizar no nosso dia a dia para conservar o meio ambiente. Algumas dicas: use de forma racional água e energia em suas atividades cotidianas, evite o consumo de produtos não duráveis como os materiais plásticos descartáveis, consuma de forma consciente (não compre produtos sem necessidade), entre outros. Quando for consumir algum produto industrializado, procure adquirir produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente (empresas sustentáveis). É importante ressaltar que todas as ações envolvem mudanças comportamentais e a necessidade de entendermos que os recursos do planeta são finitos e por isso precisamos usá-los sem desperdício.

 

Clique aqui para acessar o site do Projeto 5Rs do Centro Universitário São Camilo.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP