Profa. Ebe dos Santos Monteiro, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo, comenta a importância do dia. 

Em 13 de Outubro de 1969, tivemos a regulamentação da profissão. O fisioterapeuta possui atividade privativa para executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física de um paciente. Esse dia marca a unidade da comunidade fisioterapêutica no Brasil.

É uma oportunidade de reconhecer o trabalho que os fisioterapeutas fazem por seus pacientes e pela população. Ser fisioterapeuta é ter um trabalho desafiador, apaixonante e com certeza recompensador.

Dentre todas as possíveis áreas de atuação, apresento algumas delas, como: a atuação no esporte, saúde da mulher e do homem, pediatria, saúde do idoso, reabilitacao cardiopulmonar, neurologia, dermatofuncional, e claro, a atuação dentro do ambiente hospitalar.

Esse ano, o tema central do congresso mundial foi a fisioterapia em pacientes com COVID. O fisioterapeuta contribui no tratamento de pessoas que tiveram COVID, por meio de um programa de reabilitação, garantindo que a prescrição de exercícios seja abordada com cuidados para minimizar o risco e garantir que os resultados sejam restauradores.

Ser fisioterapeuta é transcender todo conhecimento estudado para as mãos e corpo. É conseguir avaliar, diagnosticar, tratar e acompanhar um paciente com a sensibilidade e brilho no olhar.

Esse dia é uma oportunidade para os fisioterapeutas de todo Brasil aumentarem a conscientização sobre a contribuição crucial da profissão para manter as pessoas recuperadas, móveis e independentes.

Na sociedade, o fisioterapeuta é visto como um profissional apto a evitar e a tratar lesões de pessoas de todas as idades. Já conquistamos muitos reconhecimentos, porém, ainda temos um longo caminho pela frente. Para comemorar o dia do fisioterapeuta, que tal olharmos para o passado, aprendermos com os nossos erros, melhorarmos os nossos acertos e lutarmos por um futuro melhor?

 Feliz dia do Fisioterapeuta!

Clique aqui e conheça mais sobre o curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo.

Fonte:

Profa. Ebe dos Santos Monteiro, coordenadora do curso de Fisioterapia. 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP