OLHO BIÔNICO É UM PROTÓTIPO INÉDITO PRODUZIDO NA UNIVERSIDADE DE MINNESOTA, NOS EUA
(FOTO: UNIVERSITY OF MINNESOTA, MCALPINE GROUP)

Pela primeira vez cientistas imprimiraram em 3D uma série de receptores de luz em uma superfície hemisférica. Este feito marca um passo significativo em direção à criação de um "olho biônico" que um dia poderia ajudar pessoas cegas ou com baixa visão a exergar.

"Os olhos biônicos são considerados ficção científica, mas agora estamos mais próximos do que nunca usando uma impressora 3D multimaterial", disse Michael McAlpine, co-autor do estudo e professor da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

Os pequisadores utilizaram uma cúpula de vidro hemisférica para mostrar como poderiam imprimir eletrônicos em uma superfície curva. Usando uma impressora 3D personalizada, eles aplicaram uma tinta base com partículas de prata, que secou uniformemente em vez de escorrer pela superfície curva. Depois eles usaram materiais polímeros semicondutores para imprimir fotodiodos, que convertem luz em eletricidade. Todo o processo levou cerca de uma hora.

McAlpine afirmou que a parte mais surpreendente foi a eficiência de 25% na conversão da luz em eletricidade. "Temos um longo caminho para imprimir rotineiramente eletrônicos de forma confiável, mas nossos semicondutores impressos em 3D começam a mostrar que podemos competir com a eficiência de dispositivos semicondutores fabricados em instalações de microfabricação."

Publicada na revista Advanced Materials, a pesquisa tem um significado pessoal para McAlpine. "Minha mãe é cega de um olho, e sempre que falo sobre o meu trabalho, ela diz: 'Quando você vai me imprimir um olho biônico?'."

Segundo o professor, os próximos passos são criar um protótipo com mais receptores de luz que sejam mais eficientes. Os pesquisadores também gostariam de encontrar uma maneira de imprimir o olho biônico em um material hemisférico macio que pode ser implantado em um olho real.

Fonte: Revista Galileu
29/08/2018 - 09H08/ ATUALIZADO 09H0808 / POR REDAÇÃO GALILEU

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP