Manter o corpo ativo é essencial para a saúde. A Profa. Me. Janete Maria da Silva, docente do curso de Fisioterapia da São Camilo, separou algumas dicas de exercícios que os idosos podem realizar em casa, durante o período de isolamento social.

Recomendações de Exercícios para Pessoas Idosas no Período de Isolamento Social

Manter o corpo ativo é essencial para a saúde. A Profa. Me. Janete Maria da Silva, docente do curso de Fisioterapia da São Camilo, separou algumas dicas de exercícios que os idosos podem realizar em casa, durante o período de isolamento social. Confira!

Realize seus exercícios em local arejado, com espaço para poder se movimentar. Se necessário, peça a alguém de casa que afaste algum móvel que possa colocá-lo em risco.

 

 

 

 

Utilize roupas confortáveis e calçados antiderrapantes.

 

 

 

Escolha uma cadeira firme e segura. Sempre a apoie na parede para que não escorregue.

 

  
Exercício para os braços:

 

Antes de iniciar, pegue um cabo de madeira ou uma bengala que será seu bastão. Sente-se com as costas apoiadas no encosto da cadeira. Sustente o cabo e realize movimentos de vai e vem com os braços. Você também poderá elevar e abaixar os braços.

 

  
Exercício para as pernas

 

Sente-se sem apoiar as costas. Você poderá segurar no andador ou em outra cadeira a sua frente na hora de levantar. Caso consiga, em segurança, você pode apoiar as mãos cruzadas a frente do tronco e repetir o sentar e levantar


Exercício para as pernas e equilíbrio

 

Gire a cadeira e deixe-a com o assento virado para a parede. Fique de pé e segure na cadeira a sua frente. Simule estar marchando. Dobre o quadril e joelho elevando a perna. Repita o exercício com as duas pernas.


Sugere-se realizar todos os dias, duas séries de 10 repetições, mas você deve respeitar a sua tolerância. Se cansar fácil, descanse e repita mais um pouco.

Mantenha-se ativo durante o isolamento social para o combate à disseminação do coronavírus!

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP