Professores de Oftalmologia do Centro Universitário São Camilo explicam os cuidados com a doença, que pode causar cegueira irreversível


No dia 26 de maio é o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Glaucoma, doença decorrente do aumento da pressão intraocular que pode lesionar o nervo óptico e acarretar na perda de visão permanente. Estima-se que aproximadamente um milhão de brasileiros sofram com o problema, que ainda não tem cura.

Existem alguns tipos de glaucoma, resumidamente o congênito, agudo e crônico. "O glaucoma congênito ocorre quando a criança já nasce com a doença. O glaucoma crônico é o mais comum e acomete pessoas acima de 40 anos, com história familiar e o glaucoma agudo é uma urgência oftalmológica que senão tratada pode levar à cegueira irreversível. O glaucoma pode ser secundário a complicações do Diabetes, processo inflamatórios oculares como as uveítes , traumas, após cirurgias de catarata, entre outros" explica Marianne Sobral, docente de Medicina do Centro Universitário São Camilo. “Além das pessoas maiores de 40 anos, outros grupos de risco são os míopes, pacientes com histórico familiar, pessoas com diabetes, com processo inflamatório ocular e pós-cirúrgico”.


O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista através de exames oftalmológicos que são a tonometria (medida da pressão intra-ocular), exame de mapeamento de retina para avaliar o nervo óptico e o exame para avaliar a visão periférica.

Segundo Eric Andrade, docente do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento. “O ideal é a pessoa fazer uma consulta anual com o oftalmologista, principalmente acima dos 40 anos de idade, que é a faixa etária de maior risco. O tratamento, na maioria das vezes, é feito com colírios e, caso não funcione, é recomendada a cirurgia”.


Sobre o Centro Universitário São Camilo

Há mais de 50 anos, o Centro Universitário São Camilo - SP realiza atividades educacionais na área da saúde, sendo referência nacional nesse campo. Entre os principais diferenciais do São Camilo, destacam-se o reconhecimento do mercado de trabalho, corpo docente qualificado, infraestrutura completa, laboratórios modernos, formação técnico-científica, humanista e ética, projetos pedagógicos diferenciados, estágios garantidos e supervisionados nos cursos de graduação na área da saúde, além da rede de hospitais São Camilo e a clínica-escola. Hoje conta com dois campi: Ipiranga e Pompeia e ministra cursos de Graduação, EaD, Extensão, Pós-Graduação Lato e Stricto-Sensu.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP