Conhecer as habilitações e exigências de cada um ajuda o futuro profissional a escolher a melhor formação para a sua carreira

Para se destacar no mercado de trabalho, muitos profissionais buscam cursos com um foco maior nos ensinamentos práticos e encontram ótimas opções de cursos técnicos e tecnológicos. Embora ambos estejam em alta no mercado e ofereçam boas taxas de empregabilidade, a escolha por um ou outro depende dos objetivos de cada um.

 

A principal diferença entre os dois é que o curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão, enquanto o curso tecnológico é uma modalidade de graduação de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura.

 

Dessa forma, qualquer pessoa que já concluiu o ensino fundamental pode fazer um curso técnico, inclusive atrelado ao ensino médio. A duração de um curso técnico é em torno de um ou dois anos, e geralmente as opções são nas áreas de Gestão, Logística, TI, Mecânica, Turismo e Saúde. Ao final da formação, é concedido um certificado de técnico na profissão escolhida.

 

Já para cursar uma graduação tecnológica é necessário ter concluído o ensino médio e realizar prova de processo seletivo. A duração dessa modalidade de cursos varia entre dois e três anos e meio de duração. O diploma obtido é de nível superior, e habilita o profissional a prestar concursos públicos e processos seletivos que exijam esse tipo de formação, ou mesmo a fazer uma pós-graduação latu sensu ou stricto sensu, como especializações, mestrado e doutorado.

 

 

“Quando o profissional for escolher um curso, além de observar o nível de escolaridade exigido, é importante pesquisar muito bem a instituição de ensino escolhida e observar que a fiscalização da qualidade dos cursos técnicos é de responsabilidade de órgãos de nível estadual e variam de estado para estado. Já os cursos de graduação tecnológica são fiscalizados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) e no site do órgão é possível consultar a qualidade dos conteúdos oferecidos e se a instituição está com a regulamentação em dia”, orienta Lúcio Leonardo, coordenador do curso de graduação de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário São Camilo.

 

Além disso, quem já é técnico e pretende se aprofundar em sua profissão, muitas vezes consegue eliminar matérias e terminar o curso tecnológico em menos tempo. “É o que acontece com a matriz curricular do curso de graduação de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário São Camilo, onde o ingressante com formação técnica em radiologia pode eliminar um ano do curso de tecnologia em radiologia, por exemplo.”, completa o docente.

 

Independentemente da opção do profissional, o Centro Universitário São Camilo oferece cursos técnicos e tecnológicos de excelência na área da saúde. Conheça todas as possibilidades no site saocamilo-sp.br.

 

Sobre o Centro Universitário São Camilo
Há mais de 50 anos, o Centro Universitário São Camilo - SP realiza atividades educacionais na área da saúde, sendo referência nacional nesse campo. Entre os principais diferenciais do São Camilo, destacam-se o reconhecimento do mercado de trabalho, corpo docente qualificado, infraestrutura completa, laboratórios modernos, formação técnico-científica, humanista e ética, projetos pedagógicos diferenciados, estágios garantidos e supervisionados nos cursos de graduação na área da saúde, além da rede de hospitais São Camilo e a clínica-escola. Hoje conta com dois campi: Ipiranga e Pompeia e ministra cursos de Graduação, EaD, Extensão, Pós-Graduação Lato e Stricto-Sensu.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP