O enfermeiro é o profissional que está na linha de frente da assistência à saúde. Ele é o que mais acompanha de perto a rotina do paciente. Para a sua formação, são necessários, não só conhecimentos técnicos e científicos, como também a habilidade de comunicação e relacionamento.

O papel da instituição de ensino é fundamental, pois, é através dela que o profissional vai desenvolver habilidades e aprimorar suas competências. Por isso, na busca pela formação e aprendizado, é importante ficar atendo na hora de escolher a instituição.

Dando continuidade ao especial ‘Educação na Enfermagem’, trouxemos na edição de Janeiro a segunda e última parte da matéria, que foi desenvolvida para auxiliar o profissional que deseja melhorar sua carreira nesse novo ano que se inicia.

Conversamos com o Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário São Camilo, Prof. Dr. Carlos Ferrara Junior, e com a sua equipe de coordenação dos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem. Eles nos falaram sobre a tendência dos profissionais se especializarem por áreas, no segmento da enfermagem. Ressaltaram que, sendo o enfermeiro um profissional generalista e o mercado de trabalho muito seletivo, é extremamente importante e necessário que o profissional de enfermagem faça uma especialização.

 

Avaliada com nota 4 no Enade, o curso de enfermagem do Centro Universitário São Camilo, é a referência mais tradicional quando falamos em graduação e pós-graduação no ramo da enfermagem. No Ranking Universitário Folha (RUF) e em pesquisas de avaliação do site de empregos Catho, o curso de enfermagem do Centro Universitário São Camilo ocupa as melhores posições.

A carga horário do curso de graduação em enfermagem é distribuída em um período de 5 anos, e além dos cursos superiores a instituição ainda oferece o curso técnico em enfermagem, sendo este, um curso que proporciona uma formação inicial, a qual posteriormente, levará o profissional a seguir para a formação de graduação e de pós-graduação.

Revista Nursing: Que método o Centro Universitário São Camilo utiliza para se manter atualizado e fornecer um ensino de qualidade na área da saúde?

Profa. Adriana Pedrolo: Além da graduação nós temos cursos de pós-graduação, e todos eles muito bem vistos no mercado de trabalho. Para acompanhar as constantes evoluções que acontecem na área da saúde, os nossos cursos vêm passando por várias mudanças. Nós projetamos essas mudanças, não só pensando em materiais e equipamentos, mas o próprio relacionamento do profissional, no dia a dia, na comunicação e no relacionamento interpessoal.

Nursing: Quais são as tecnologias e ferramentas disponíveis para o aprimoramento profissional de quem busca a formação na área da enfermagem?
Profa. Dra. Maria Inês Nunes: Hoje em dia se pensa muito em tecnologia dura, a tecnologia que são os aparelhos. Mas, temos também as tecnologias que se referem ao relacionamento. O relacionamento também é extremamente importante, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a comunicação com o paciente. Tudo isso é muito relevante para um profissional que vai se formar para o mercado de trabalho. As pessoas são muito preocupas com o equipamento e acabam se esquecendo dessa parte de comunicação e de relacionamento.

Nursing: Em que são baseados os projetos pedagógicos do Centro Universitário São Camilo?

Profa. Dra. Celina Camargo Bartalotti: Quando analisamos os projetos pedagógicos

e toda a sua construção, é importante entender que o conhecimento evolui de maneira muito rápida. Quando desenvolvemos os cursos consideramos a evolução do conhecimento, as mudanças tecnológicas, além das demandas do mercado, pensando no sentido de que temos que formar um profissional que atenda aquilo que é necessário naquele momento, não só para o mercado, como também para a própria evolução da saúde e das tecnologias. Acreditamos que toda formação do enfermeiro tem que estar muito voltada para o processo de evolução do conhecimento, das tecnologias e das demandas da saúde.

Nursing: Qual é o futuro da enfermagem?

Maria: A Enfermagem tem um futuro muito promissor. Existe uma campanha enorme chamada Nursing Now, que nasceu no Reino Unido. Essa campanha tem como objetivo principal apresentar o profissionais da categoria como os verdadeiros protagonistas da saúde. Isso ressalta a importância de formarmos enfermeiros líderes. A duquesa Kate Middleton, patrona da campanha, coloca os holofoholofotes nos enfermeiros do Brasil, inclusive, nós temos um programa de intercâmbio com Portugal, durante a graduação, específico para o curso de enfermagem. Isso é fantástico, pois existe uma procura muito grande em países europeus, pelo enfermeiro brasileiro. Eles estão com falta desse profissional, então procuraram algumas instituições no Brasil, inclusive a São Camilo, para fazer parceria.

Nursing: De que forma os alunos são inseridos na realidade de um profissional da enfermagem?

Maria: Nós temos uma construção lógica do projeto pedagógico e logo no começo do curso inserimos o aluno na atenção primária, na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o preparamos nesse campo e depois ele passa por um ensino híbrido, que temos na São Camilo. É uma inovação de metodologia ativa, o aluno faz uma parte em EaD ea outra parte em simulação realística no laboratório. Depois ele vai para área hospitalar e passa pelos diferentes hospitais da Rede São Camilo. Nós somos privilegiados por termos os hospitais camilianos. São três hospitais: Santana, Pompéia e Ipiranga, além do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Ou seja, o aluno passa por essa diversidade de cenários, que são extremamente relevantes para o processo de formação dele. No último ano do curso ele faz um estágio supervisionado o qual ele passa por esses hospitais junto com um enfermeiro do setor e um professor supervisor.

Esse enfermeiro participa ativamente na formação do aluno.

Prof. Dr. Carlos Ferrara: O São Camilo prioriza muito a interação do aluno com a realidade da rotina de um enfermeiro.

Na fase do estágio, como disse a Professora Maria Inês, o aluno passa tanto por hospitais públicos, como também hospitais privados da Rede São Camilo.

Ou seja, o aluno da São Camilo consegue passar por todas as realidades que o mercado vai exigir dele depois, isso é muito importante para a formação de um profissional completo. Outro ponto muito relevante é que na São Camilo nós temos o curso de medicina que nos autoriza a ter cadáveres, o que proporciona aos nossos alunos de enfermagem o aprendizado prático, tendo contato com cadáveres reais na disciplina de anatomia. Isso é uma coisa fantástica!

Os nossos laboratórios são bem equipados e fartos. No laboratório de microscopia, por exemplo, temos um microscópio para cada aluno. Além disso, nós temos uma inserção muito forte junto à comunidade, participamos de vários eventos sociais.

Nursing: Qual é o diferencial do Centro Universitário São Camilo?

Maria: Qualidade. Preocupamo-nos muito com o aluno, que a formação dele seja realmente de qualidade, mas além de qualidade nós também temos tradição. A tradição é um ponto muito forte da São Camilo.

Carlos: A enfermagem é a que está do começo ao fim com o paciente, daí a importância de se formar bons enfermeiros. Aqui na São Camilo, nós temos todas as ferramentas para formar um bom enfermeiro. De forma Global, eu diria que o Centro Universitário São Camilo tem uma diferença frente às universidades de massa, nós cuidamos de forma individualizada, esse é um papel importante que nós prestamos á educação. E o mercado de trabalho tem grandes hospitais que preferem ou procuram os nossos regressos, isso significa que nós estamos atendendo a necessidade que o mercado exige. Outro diferencial é que nós temos uma Rede de hospitais espalhados pelo Brasil todo, são 55 hospitais mais os equipamentos.

Nursing: O que o Centro Universitário São Camilo proporciona para o aluno?

Carlos: Nós temos inúmeros laboratórios de enfermagem com equipamentos. Temos um núcleo de simulação realística, que é fenomenal. Os bonecos são todos importados. E essa tecnologia é realística mesmo, os bonecos simuladores respiram choram e até falam.

Maria: Essa é uma realidade diferente, a simulação realística. Nos Estados Unidos a maior parte do treinamento do profissional enfermeiro é feito na base de simulação realística. Eles imitam perfeitamente o ambiente hospitalar.

Carlos: Além de toda a rede de hospitais São Camilo nós ainda temos uma clínica própria que é 100% gratuita aos usuários, localizada no bairro do Ipiranga. Ela atende aos alunos da Pompéia e Ipiranga, não só da enfermagem como também dos demais cursos oferecidos pela instituição. Lá o paciente é atendido em todas as especialidades que nós temos cursos, desde enfermagem até fisioterapia. É uma clínica escola, então além de todos esses hospitais que são da Rede São Camilo, nós temos o nosso próprio equipamento de atendimento à comunidade, o que gera também um trabalho social. O projeto não é vinculado ao SUS, ele é próprio, isso nos traz algumas vantagens. Nós não dependemos de verba, é tudo financiado por nós. É uma clínica escola integrada de promoção à saúde, que nós denominamos de PROMOVE.

 

 Fonte : Revista Nursing , Ano 23 . Edição 260 - Janeiro 2020 

 

Conheça mais sobre o curso de Enfermagem da São Camilo:

O enfermeiro é apontado pela Organização Mundial de Saúde como uma profissão em destaque, pois pode reverter as tendências negativas do cenário futuro do segmento de saúde, por ter sua formação voltada para uma relação próxima com o paciente e com todos os profissionais da área da saúde. 

Esse profissional autônomo pode atuar nos diversos serviços de saúde, na assistência em saúde coletiva ou hospitalar do setor público ou privado. Ainda, após uma experiência assistencial no início de sua carreia, ele pode exercer cargos de gestão de processos estratégicos nas empresas de assistência em saúde, nas áreas de Gestão de Materiais, da Qualidade, da Segurança do Paciente e de Riscos ao Paciente.

 

Clique aqui para mais informações sobre o curso. 

 

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP