Em diferentes momentos, o comportamento de Pedro Scooby no BBB 22 viralizou nas redes sociais, como os chamados "apagões" que ele protagoniza. O surfista chega a paralisar com os olhos abertos fixos e aparenta estar "desligado" do que acontece ao seu redor por alguns segundos. No entanto, o quadro pode representar um problema de saúde, como a epilepsia ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA). 

"Elas são paradas de interação com o ambiente, em que a pessoa pode manter postura motora, o jeito como está, mas perde a capacidade de interagir e de lembrar o que aconteceu, como se fosse uma lacuna na memória, e independe de estímulo para voltar", explica o neurologista João Brainer, professor do Centro Universitário São Camilo (SP) sobre paradas comportamentais em entrevista ao UOL. 

Quadros ligados aos "apagões". 

A epilepisa, conhecida como uma crise de ausência, é a causa mais comum quando se trata de paradas comportamentais, nas quais têm duração de rápidos segundos. Porém, o problema costuma ser menos provável em adultos. Outro quadro seria a crise disperceptiva, aspecto comum de quadros epilépticos e encontrado de maneira mais frequente em adultos. 

Há, também, a Síndrome do hipofluxo cerebral, quando os apagões são mais extensos por conta do órgão receber pouca quantidade de sangue. Isso pode ser provocado por arritmias cardíacas ou obstruções, além de atingir outros lugares do corpo. Neste caso, desmaio, visão embaçada e palidez poderiam ser notados antes da parada comportamental. Já o TDHA demonstra sintomas de déficit de atenção sobre a hiperatividade, mas não seria o sinal mais comum numa perda de concentração como vista em Scooby. 

Fonte: BOLAVIP
Link: https://br.bolavip.com/saude/apagoes-de-scooby-no-bbb-22-o-que-pode-significar-o-problema-do-brother-no-reality-20220326-0031.html

Autor: João Almeida
Data: 26/03/2022

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP