Prof. Dr. João Silvestre Silva Junior, médico do trabalho e docente do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo
, é coautor de artigo, sobre a COVID-19 publicado na Revista Enfermagem da UERJ. 


Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de COVID-19

RESUMO Objetivo:
descrever as principais recomendações sobre ações de prevenção de contágio relacionadas à exposição ocupacional dos profissionais de saúde atuantes frente à COVID-19, disponíveis até março de 2020. Conteúdo: A atual pandemia da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 tem transmissão favorecida pelo contato próximo e desprotegido com secreções ou excreções de pacientes infectados, principalmente por meio de gotículas salivares. Práticas organizacionais de prevenção devem ser previstas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, reduzindo o fluxo de atendimento, no primeiro atendimento e durante as ações assistenciais, para minimizar a exposição ocupacional ao agente biológico. Profissionais de saúde classificados como grupo de risco devem ser afastados de atividades de risco de contaminação. Aqueles contaminados ou adoecidos devem permanecer em quarentena para minimizar a propagação da COVID-19. Considerações finais: os cuidados para prevenção de contaminação de trabalhadores nesta pandemia pelo novo coronavírus devem ser priorizados, evitando impactos negativos na assistência à população que busca atendimento nos serviços de saúde. Descritores: Epidemia; saúde pública; saúde do trabalhador, riscos ocupacionais; contenção de riscos biológicos.

 

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.

João Silvestre da
Silva Junior

Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2010-2017), Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Santa Casa de São Paulo (2005) e em Direito Previdenciário pela UGF (2008), Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (2003). Titulado Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB (2010) e em Medicina Legal e Perícia Médica pela ABMLPM/AMB (2018). Exerce atividade de Perito Médico Federal no Ministério da Economia do Brasil e Professor de Medicina do Trabalho na Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo. Editor Associado da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. Experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde do Trabalhador, Medicina do Trabalho, Absenteísmo e retorno ao trabalho, Perícia Médica Previdenciária, Saúde Mental e Trabalho.

 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP