O Verão está aí - a estação mais aguardada e festejada do ano -, hora de colocar aquele biquíni ou maiô e curtir o sol em praias e piscinas, com família, namorado ou amigos, não é mesmo?

 Durante este período, no entanto, muitas vezes, estamos longe de casa e do nosso médico de confiança; então, alerto as minhas pacientes que alguns cuidados devem ser redobrados, para que a viagem tão esperada não se torne um pesadelo em algum pronto-socorro ginecológico (imagine a situação das mais aventureiras, onde um hospital está localizado a quilômetros de distância).

 A umidade é o vilão das mulheres no Verão, pois o biquíni molhado favorece a proliferação de fungos, e com eles a inconveniente presença de um corrimento esbranquiçado, grumoso, que causa coceira e irritação - a chamada Candidíase Vaginal. E como coça a tal da Candidíase, só quem teve sabe o desconforto que é...

 Então, quando for à praia ou piscina o ideal é desfilar biquínis; isso mesmo: capriche na mala de Verão e sempre troque a parte debaixo (viva a moda dos biquínis descoordenados!) após entrar no mar, ou mesmo após banhos de piscina.   

 Ao chegar em casa e ao dormir, evite o uso de calcinhas. Se puder use aquele vestido e camisola, bem levinhos, e deixe a região íntima ventilar, melhor ainda. E opte sempre pelas calcinhas de algodão ou pelo menos que tenham o fundo de algodão. Lembrando que as calcinhas devem ser muito bem higienizadas e secas.

 Ah, dica importante, cuidado redobrado com quem mora ou está hospedado em apartamento durante a temporada e não tem onde secar adequadamente as roupas; nestes casos é melhorar levar o ferro de passar roupa na mala e passar bem os forros até que sequem por completo.

 Não lave ou deixe secar as calcinhas no banheiro, isso favorece o crescimento dos temidos fungos, que podem ser identificados com os pontinhos pretos no forro da peça íntima, quando persiste uma umidade residual.

 Uma dica incrível de simples  é  ter sempre um secador sempre à mão. É algo que faço até com minha filha pequena: secar a região íntima externamente com um secador no morno.

 E no banho utilizar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio, aquele que vende no mercado mesmo... e, em alguns casos de maior irritação, recomendo banho de assento com chás de camomila. Simples, não?

 Ah, evite a automedicação. Sei que recorremos à boa e velha Farmácia em situações emergenciais (faz parte e ainda bem que elas existem para nos salvar), mas antes tente as medidas caseiras e sempre avalie os riscos de se automedicar.

 Também não posso deixar de mencionar que devemos nos hidratar bastante durante este período. Para hidratação, priorize água, água de coco e sucos naturais, evitando o excesso de bebidas alcoólicas. Açúcar em excesso também é o vilão da Candidíase, sabia?

 Ah, importante também é não segurar a urina. Caso as relações sexuais se intensifiquem neste período (férias, né gente?) também é interessante sempre urinar um pouquinho logo após o ato sexual.

 Namorou? Corre para o banheiro para fazer um xixi, higienize a região íntima e depois volte para ficar abraçadinha com seu amor. É um pouco inconveniente, admito, mas faz parte e pode evitar a temida infecção urinária.

 Sempre lave suavemente a região vulvar. Evite esfregar em excesso para que não se retire a defesa natural da pele e mucosa. Nada de esponjas e buchas. Ah, os sabonetes íntimos são indicados com parcimônia, assim como os lenços umedecidos. 

 Lembre-se que, ao contrário do que nos ensinaram por aí, o cheiro natural da mulher não é desagradável, muito menos precisa ser disfarçado com produtos. Cheiros mais fortes merecem sua atenção e visita ao médico. 

 Recados especiais para as gravidinhas, que vão desfilar a barriga por aí: não se esqueçam dos repelentes e conforme o local de viagem, checar o calendário vacinal, com atenção especial à febre amarela.

 E muito, mas muito protetor solar e chapéu, pois o melasma, aquelas manchinhas do rosto dificilmente desaparecem, mesmo após o término da gravidez e com tratamentos específicos. Evite os horários de pico do sol. E até mesmo opte por camisetas de manga comprida na praia. Agora é moda e ajuda na proteção.

 Hidratação e cuidados redobrados com quedas de pressão são importantes. Com o excesso de calor, os desmaios podem ser mais frequentes, principalmente à noite sempre se levante  com cuidado: primeiro vire de lado, sente, fique de pé ao lado da cama e após saia andando, ao invés de se levantar sair correndo de uma vez.

 Os cuidados de alimentação também devem ser feitos: alimentos leves e muito bem higienizados. Evitem alimentos crus, frituras em locais de procedência duvidosa, já que na gravidez estamos mais suscetíveis às doenças gastrointestinais.

 Espero ter ajudado.

 Se possível, antes de viajar, visite seu Ginecologista de confiança.

 

Fonte: https://jeonline.com.br/noticia/16365/cuidados-ginecologicos-no-verao-2

 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP