Entenda mais

A Paralisia Cerebral (PC), a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas. Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.

 A Campanha

A campanha de conscientização sobre Paralisia Cerebral ganha força nos meses de setembro e outubro, com a mobilização de mais de 60 países para o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, celebrado mundialmente no dia 06 de outubro. 

No Brasil, o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, o movimento é coordenado nacionalmente pela ONG Nossa Casa, primeira plataforma destinada a descomplicar o conhecimento científico sobre a Paralisia Cerebral e o AVC Infantil.

 Depoimento

  

Confira o relato da Profa. Me. Bianca Aparecida de Luca, nossa docente do curso de Fisioterapia, sobre o tema:

“Vista verde, converse e explique para outra pessoa alguma experiência, troque informações! Aí vai a minha:

Os pais, profissionais da saúde e a sociedade devem motivar e focar para o desenvolvimento do potencial e das suas capacidades, e não as limitações!

Eu sou fisioterapeuta, trabalho há mais de 20 anos com estas crianças, e aprendo diariamente com elas. É uma troca constante e sou muito grata por isso. Participar da conquista e luta diária delas é motivante e apaixonante.

Não é uma caminhada fácil para nenhuma das partes, mas cada conquista é comemorada e sentida intensamente.  A parceria da equipe de reabilitação e da família fazem toda a diferença no desenvolvimento desta criança.

Aqui no PROMOVE SÃO CAMILO, estas crianças e famílias são acolhidas, orientadas, encaminhadas para serviços e atendidas com uma equipe interdisciplinar de excelente qualidade!

Todos focados no desenvolvimento integral da saúde destas crianças, explorando as habilidades e o potencial desta fase tão importante na vida, a infância. Devemos focar nas capacidades destas pessoas, e não na limitação! A conscientização é um papel de todos, participe e contribua para um mundo melhor!”

 

Fontes:

Ministério da Saúde
Profa. Me. Bianca Aparecida de Luca, docente do curso de Fisioterapia.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP