Ofertada no décimo semestre do curso de Psicologia, a partir de uma abordagem teórico vivencial, a disciplina Construindo Horizontes Profissionais promoveu um espaço para que a partir de suas próprias indagações e inquietações o formando em psicologia reconhecesse recursos para o melhor ingresso na profissão. A partir de pesquisa de mercado, exercícios, rodas de conversa e debates, a disciplina foi conduzida neste semestre pela docente Me. Lydiane Regina Fabretti Streapco. Na perspectiva de oferecer intercâmbio entre os alunos e as realidades da profissão trabalhou-se a partir do depoimento de diversos profissionais experientes, que em áreas de atuação distintas e, muitas vezes inusitadas, construíram atuações relevantes, criativas e bem sucedidas. 

No dia três de abril contamos com a visita de Maria Adelina Pereira Françaconsultora de projetos sociais, psicóloga com doutorado em psicologia social pela PUC/SP e pós graduação em Direitos Humanos, com a aula “Um Diálogo com as Múltiplas Possibilidades da Psicologia”. Adelina abordou temas que entrelaçavam o valor de reconhecer seus talentos, de investir em networking e parcerias ganha-ganha, e da coragem de buscar espaços para além da clínica, para a aplicação da psicologia frente às demandas sociais e políticas. 

                                             

No segundo encontro, em 10 de abril, recebemos Carolina Estrella, que a partir da formação em fonoaudiologia atualmente consultora em Desenvolvimento Organizacional na Cosan, com MBI em Recursos Humanos pela FIA e ampla experiência em processos de Gestão de Pessoas e educação corporativa. O título de sua aula “Intraempreendedorismo e Capitalismo Consciente” nos permitiu abordar temas como a construção da carreira e protagonismo.

                                              

Em 17/4 recebemos a terceira visitante, a psicóloga Cristina Martins Torres Masiero, mestre em Psicossomática pela PUC/SP e atualmente gestora do serviço de psicologia na AACD. O título da aula “Gestão da Diversidade em Psicologia” abordou aspectos da prática profissional interdisciplinar, o desbravamento de oportunidades de atuação na área da saúde e competências para a gestão de mudanças e da diversidade.

                                              

A aula “Competências para o Profissional de Psicologia no Século XXI” foi desenvolvida em 08/05 pela psicóloga Joana Cros Recasens. Sócia-diretora da empresa Anli Consultores, atualmente faz mediações entre a prática clínica e o desenvolvimento de pessoas e de carreiras. Possui experiência em diversos processos relacionados a recursos humanos no mundo corporativo (especialmente no universo bancário).

A experiência de intercâmbio entre o universo acadêmico e o “mundo” profissional foi vivenciada por todos os envolvidos com entusiasmo e otimismo. Os profissionais experientes puderam rever a história de sua própria carreira e arejar as ideias a partir do frescor e das inquietações do ambiente universitário. Os alunos  puderam rever temas estudados e debatidos ao longo do curso,  compreendendo também quais as soluções por eles construídas.

Como docente, considero que reunir aprendizado formal e autoconhecimento na mediação do espaço de aprendizado, tenha sido um ambiente seguro e saudável para o reconhecimento de possíveis inseguranças do aluno, naturais frente aos desafios de um mercado em constante mutação. O olhar de representantes maduros permitiu discutir a importância do preparo técnico rigoroso em interação com talentos e perfis pessoais, favorecendo ao aluno vislumbrar caminhos inspiradores na criação de múltiplas possibilidades.

Deste modo, acredita-se ter contribuído para que o egresso se mantivesse atento, atualizado, capaz de uma análise crítica de seus planos e metas e, com isso, mais seguro na busca e construção de ferramentas para atender às demandas da sociedade, bem como na condução de sua própria carreira de modo mais afinado aos seus interesses e habilidades pessoais.

Fonte: Profa. Me. Lydiane Regina Fabretti Streapco, Docente Psicologia, Centro Universitário São Camilo

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP