Consolidando a tradição e o compromisso do Centro Universitário São Camilo na formação de profissionais altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho, o curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Estomaterapia, coordenado pelas Enfermeiras Profa. Ms. Rosana Pires Russo Bianco e Profa. Ms. TiSOBEST Donata Maria de Souza Pelegrino recebe importante credenciamento nacional e internacional.

O credenciamento nacional da SOBEST (Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia) e  internacional do WCET (World Coucil of Enterestomal Therapists)  atesta que o curso de especialização do Centro Universitário São Camilo, em atendimento à todas diretrizes e exigências demandadas, oferece aos estomaterapeutas uma formação de padrão internacional, com qualidade técnica e humana de excelência.

O Centro Universitário São Camilo, referência no ensino da saúde, agrega agora mais um grande diferencial para os especialistas no curso de Enfermagem em Estomaterapia: o Enfermeiro Estomaterapeuta egresso da instituição, também poderá solicitar sua certificação internacional, tendo mais um grande motivo de destaque em sua especialidade no mercado de trabalho.

Sobre o curso de Enfermagem em Estomaterapia do São Camilo

A Estomaterapia é uma especialidade de enfermagem com atenção à saúde das pessoas com feridas agudas e crônicas, estomias, incontinências anal e urinária, fístulas, tubos, cateteres e drenos. 

O curso tem a proposta de oferecer ao enfermeiro conhecimento científico e habilidades técnicas para que desenvolva o raciocínio clínico e crítico para o direcionamento de condutas profissionais éticas nas áreas de abrangência da estomaterapia, favorecendo assim, uma assistência pautada em programas de qualidade e segurança a sua clientela.


Durante o processo de formação também há a preocupação de proporcionar um olhar empreendedor ao enfermeiro, principalmente quanto aos espaços de mercado e a importância de visibilidade e credibilidade no contexto social desta especialidade.

Clique aqui para conhecer mais sobre o curso.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP