Os melhores e piores cursos de administração no Brasil

Veja os cursos com notas mais altas e mais baixas no ciclo de avaliação de 2015 do Ministério da Educação (MEC)
Por Claudia Gasparini 17 junho 2017

São Paulo – O MEC (Ministério da Educação) recentemente divulgou a avaliação de cursos de graduação em administração de empresas. Os resultados se referem ao ano de 2015.

O ranking leva em conta o CPC (Conceito Preliminar de Curso), formado por oito componentes, agrupados em três dimensões de qualidade: desempenho dos estudantes (que leva em conta a nota no Enade, entre outros fatores), corpo docente (nota de proporção de mestres e doutores entre os professores, por exemplo) e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (entre as quais estão notas para infraestrutura e instalações físicas).

A nota vai de 0 a 5. Os melhores cursos estão no CPC faixa 5 e têm CPC contínuo entre 3,945 e 5. Mas qual é a diferença entre esses conceitos?

O CPC faixa é derivado do CPC contínuo. Os cursos com nota contínua maior ou igual a 3,945, por exemplo, “pulam” para o valor máximo do CPC faixa, igual a 5, mas só se tiverem nota maior que 0,945 em todos os componentes. Caso contrário, mesmo obtendo nota contínua maior ou igual a 3,945, o curso terá CPC faixa igual a 4.

Essa nota é calculada para os cursos de graduação que tenham no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os cursos que não atendam a esse critério ficam na condição de “Sem Conceito (SC)”.

Universidades que não participam do Enade, entre as quais está incluída a USP (Universidade de São Paulo), não são consideradas pelo ranking. Além disso, alguns cursos apareceram na lista original com o aviso “Curso não reconhecido até 31/12/2015”.

Veja abaixo os melhores (CPC faixa entre 4 e 5) e piores (CPC faixa abaixo de 3) cursos de administração segundo o ciclo de avaliação de 2015 do MEC. Foram excluídos das tabelas aqueles que não têm nota definida.




Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/os-melhores-e-piores-cursos-de-administracao-no-brasil/

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP