Os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo receberam o Código de Ética Médica do Estudante de Medicina, durante evento promovido pelo Cremesp no dia 22 de setembro. Os conselheiros Nívio Lemos Moreira Júnior, coordenador da Câmara Temática do Médico Jovem do Cremesp, e Aizenaque Grimaldi de Carvalho participaram da entrega na instituição de ensino, apresentando o documento norteador da vida acadêmica do aluno de Medicina.

Moreira Júnior e Grimaldi durante a apresentação do Código do Estudante aos alunos do Centro Universitário São Camilo, no Ipiranga
Moreira Júnior e Grimaldi durante a apresentação do Código do Estudante aos alunos do Centro Universitário São Camilo, no Ipiranga

Após a apresentação do vídeo institucional do Conselho, Grimaldi enfatizou que já nos bancos da universidade, mesmo antes da formatura, a responsabilidade do acadêmico de Medicina já se faz presente. "O acesso ao Código de Ética Médica voltado para o aluno é de fundamental importância para nortear o exercício ético da profissão na realidade do dia a dia." E acrescentou que "não é função do Conselho somente julgar ou punir, mas orientar e educar o médico para que ele atue com ética durante sua vida profissional."

Segundo Moreira Júnior, o Código de Ética Médica do Estudante de Medicina foi proposto pelos próprios acadêmicos, revisto por médicos especialistas no assunto e pelos próprios conselheiros do Cremesp. "Nosso objetivo principal, com esta publicação, é que ela se torne um guia moral para o estudante, atue na sua formação humanista e na busca incessante pela qualidade no exercício da profissão, evitando a graduação de médicos despreparados para o atendimento dos pacientes".

O coordenador da Câmara Temática do Médico Jovem da Casa abordou, também, o trote solidário com o qual os veteranos devem receber os novos alunos do curso de Medicina. "É inadmissível que um futuro médico receba seus colegas com violência".


A publicação foi distribuída pelos conselheiros do Cremesp aos alunos presentes

Ao final do encontro com os acadêmicos do São Camilo, Moreira Júnior e Grimaldi foram unânimes em lembrar a importância de preservar o respeito e a ética na relação médico-paciente. "Sempre se coloquem no lugar do paciente e perguntem a si mesmos como gostariam de ser tratados caso precisem de atendimento médico". Por fim, destacou que o acolhimento do doente com atenção pode evitar, de forma expressiva, denúncias junto ao nosso Conselho. Todos os residentes presentes receberam um exemplar do Código de Ética do Estudante de Medicina.

Fonte

Site CREMESP: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=NoticiasC&id=4225

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP