Chá branco: saiba por que é uma boa opção para a saúde

Conheça todos os benefícios que o chá branco pode trazer ao organismo.


O chá branco é capaz de aumentar a imunidade do corpo, entre outros benefícios.


Incluir na dieta a opção de bebidas feitas a partir de ervas faz muito bem para o organismo. Isso porque essas plantas são repletas de substâncias que fazem um bem danado para a saúde. E não poderia ser diferente com o chá branco.

 

Derivado das folhas jovens da planta Camellia Sinensis (a mesma do chá verde), Enquanto o chá verde é feito a partir de folhas maduras, a versão branca possui vitaminas B, C e K, manganês, potássio e ácido fólico

Além disso, também leva cafeína e polifenóis em sua composição. “Esse último tem ação antioxidante, o que auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, entre outros problemas”, conta Bruna Lyrio, nutricionista da Clínica Tostes

Chá branco, coração saudável

Outra vantagem do consumo do chá branco é o auxílio na saúde cardiovascular e na saúde da pele. Pode ser usado ainda durante o emagrecimento, por conta dos antioxidantes. “Para perda de peso, vale lembrar que a recomendação é que o chá branco não seja adoçado, para não atrapalhar esse processo”, aconselha Bruna.

Ainda por conta da boa quantidade de antioxidantes e fitoquímicos, Maria Vitoria Curban Falcão, nutricionista clínica e esportiva, acrescenta que a junção dessas duas substâncias faz da erva um aliado para o sistema imunológico, reduzindo as chances de inflamação no corpo e o risco de câncer e doenças cerebrais. 

Sobre o câncer, aliás, alguns estudos indicam que o chá branco inibe as mutações genéticas devido aos bioflavonoides e as catequinas presentes na planta. “Mas ainda é preciso que mais estudos sejam realizados sobre essa questão”, pondera Bruna.

Modo de preparo e consumo

Na hora de fazer o chá branco, é bom saber que, quanto mais quente a água, maiores as chances de perder a quantidade de nutrientes disponíveis da erva natural. “Por isso, o ideal é que se aqueça a água até 80ºC, mas que não ferva, pois isso pode fazer com que as folhas percam todos os seus benefícios”, ensina Maria Vitoria.

O consumo também não deve ultrapassar de 2 a 3 xícaras por dia. O exagero pode levar a alguns problemas, como:

  • irritabilidade;
  • tremedeira;
  • insônia, por conta da alta concentração de cafeína.

Esses sintomas podem variar entre as pessoas. “O ideal é consumir o chá branco durante o dia, para que a cafeína não atrapalhe o sono à noite”, afirma Bruna. 

In natura: a melhor versão do chá branco

Também fica o alerta para gestantes hipertensos, crianças e pessoas com supersensibilidade a cafeína. Este grupo pode sentir de forma mais potencializada alguns efeitos colaterais já citados.

E sobre a forma de adquirir o chá branco e tirar o melhor proveito dele, a dica é consumir o in natura, especialmente devido à contaminação que os industrializados podem conter. 

Mas tudo depende da forma como essas plantas são armazenadas para comercialização. “A falta de fiscalização torna questionável a qualidade das plantas in natura vendidas”, acredita Sandra Chemin, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo. 

Então, quando não se conhece bema  procedência da planta natural, o chá da caixinha pode ser consumido, desde que seja sem conservantes e adição de açúcares. A dica mais importante é verificar sempre a lista de ingredientes para saber o que, de fato, está ingerindo e ganhar somente benefícios com o chá branco.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP