Em comemoração ao Dia Mundial da Alfabetização, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Me. Luciane Pedro, comenta sobre inclusão e desafios

O dia 08 de setembro é considerado o dia Mundial da Alfabetização e foi criado pela ONU, em parceria com a UNESCO, para destacar os desafios que ainda se enfrenta em torno desse tema. Assim como lembrar dos profissionais que se dedicam a importante função de alfabetizar.

Aqui no Brasil, temos o dia 14 de novembro como dia nacional de alfabetização, cujo objetivo é colocar em pauta a necessidade de implantação de melhores condições, programas e políticas públicas que efetivem o acesso à educação básica de qualidade para que todas as crianças possam ser alfabetizadas na idade adequada. Bem como garantir esse direito aos que não puderam se alfabetizar na idade regular, pois somos um país que ainda carrega altos índices de adultos não alfabetizados.

Vale enfatizar que alfabetização não pode ser confundida como a simples decodificação de sons e letras. Assim como definiu Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.

Isto posto, nosso desafio é ainda maior, visto que no Brasil temos uma parcela significativa de estudantes que, muito embora “esteja alfabetizada”, tem dificuldade em fazer uso da leitura e da escrita como prática social.

Portanto, o dia 08 de setembro é um dia de reflexão e discussão acerca da importância do comprometimento de toda a sociedade brasileira na luta por uma educação inclusiva e de qualidade, associada a outras políticas de enfrentamento a grande desigualdade social que, infelizmente, está cada dia mais presente no país.

Fonte: 


Profa. Me. Luciane Pedro, coordenadora do curso de Pedagogia 
Mestra em Educação (FE-USP); Especialista em Gestão Estratégica em Instituições de Ensino Superior (Centro Universitário São Camilo-SP); Especialista em Gestão, Coordenação, Supervisão e Planejamento na área de Educação (UMESP); Especialista em Gestão Estratégica em EaD (SENAC); Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP).


Clique aqui e conheça mais sobre o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP