Dando prosseguimento à constante modernização e adequação dos espaços acadêmicos e administrativos, o Centro Universitário São Camilo reinaugurou em 11/03, os novos laboratórios de Especialidades e Habilidades.

Localizados subsolo do bloco B - campus Ipiranga, os laboratórios foram totalmente remodelados visando oferecer um maior conforto aos estudantes, além de proporcionar a prática em equipamentos modernos que contribuem para o ensino de excelência tão característico da instituição.

Na ocasião estiveram presentes: Pe. João Batista Gomes de Lima, Reitor,  Pe. Anísio Baldessin, Pró-Reitor Administrativo, Prof. Dr. Carlos Ferrara Júnior, Diretor de Ensino da USC além de coordenadores, docentes, discentes e colaboradores.

 

As funcionalidades de cada laboratório foram apresentadas por André Barros, supervisor dos laboratórios.

Laboratório de Especialidades (BS01)

Laboratório estruturado para as práticas avançadas de especialidades médicas, de enfermagem e fisioterápicas. Permite simular o atendimento a pacientes adultos, pediátricos e neonatos com alterações neurológicas, cardiológicas, respiratórias, renais, hematológicas e hemodinâmicas e o atendimento ao paciente politraumatizado, por meio da simulação de casos clínicos.

Com layout semelhante a uma unidade de internação, está equipado com materiais médico-hospitalares e simuladores diversos inerentes ao desenvolvimento de cenários clínico/hospitalares, sendo: simulador adulto avançado, manequins adulto, infantil e neonatal, carro de emergência, monitor cardíaco, desfibrilador, eletrocardiógrafo, bomba de infusão, oxímetros, incubadora, simulador para gerenciamento de vias aéreas, dentre outros.

Utilizado pelos cursos de Medicina, Enfermagem (graduação e técnico), Fisioterapia, Fisioterapia Hospitalar e Especializações em Enfermagem.

Laboratório de Habilidades (BS02)

Utilizado pelo curso de Medicina para ensino da semiologia e pelo curso de Enfermagem para a prática de procedimentos básicos (habilidades) de Enfermagem como: higienização de mãos; manipulação de material estéril; aferição da glicemia capilar; obtenção de dados antropométricos; aferição de sinais vitais; punção venosa e arterial; administração de medicamentos; identificação e cuidados com estomas; sondagem; cuidados com drenos e cateteres; entre outros. É ainda utilizado para ensino clínico com enfoque na atenção primária, por meio da abordagem de conceitos de promoção da saúde da mulher, da criança, do homem e do idoso e simulação de consultas de enfermagem e de campanhas de vacinação.

Dentre os equipamentos, destacam-se: braços simuladores de punção venosa e arterial, manequins para administração de medicamentos, simuladores de cateterismo feminino e masculino, simulador de ostomias, simuladores para exame de próstata, simulador ginecológico, dorso para treinamento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e balanças antropométricas.

Utilizado pelos cursos de Medicina, Enfermagem (graduação e técnico), Fisioterapia, Fisioterapia Hospitalar e Especializações em Enfermagem.

Com essa reinauguração o Centro Universitário São Camilo reafirma seu compromisso em formar profissionais de excelência, além de fomentar o ensino e a pesquisa.

Clique aqui para acesser o álbum completo no facebook.

 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP