No dia 13 de maio, o Centro Universitário São Camilo, que há mais de 50 anos realiza atividades educacionais na área da saúde, promoveu a Feira da Saúde 2017 no campus Ipiranga. Com o objetivo de levar informações sobre saúde e meio ambiente à população, a feira ofereceu avaliação nutricional, teste de glicemia, orientações de risco cardiovascular, aferição da pressão arterial, teste de risco de queda, oficina sobre febre amarela e higienização das mãos.

“Já é a segunda edição que fazemos nesse formato e a ideia da ação é estimular a mudança de hábitos, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas do bairro e do entorno”, comenta Márcia Maria Gimenez, Assessora de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário São Camilo. “Temos estações dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Tecnologia em Radiologia, ou seja, é um projeto grande de extensão universitária que envolve alunos ingressantes e veteranos”.

                       

Na estação da Nutrição, os alunos fizeram avaliação nutricional que verificou peso, altura e índice de massa corpórea. Já os alunos da Enfermagem realizaram aferição da pressão arterial e teste de glicemia, os de Fisioterapia e Psicologia complementaram avaliando se a pessoa tem risco cardiovascular e depressão. Os idosos puderam fazer o teste de apreensão palmar com os alunos da Terapia Ocupacional, verificando o grau de força nas mãos. “Pensando também nos idosos, o curso de Medicina ofereceu oficina sobre riscos de queda em casa e no ambiente de trabalho”, explica Gimenez.

Além de todas as avaliações, os alunos de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas forneceram orientações a respeito de higienização das mãos, sobre o mosquito Aedes Aegypti e as quatro doenças: chikungunya, zika, dengue e febre amarela. O curso de Tecnologia em Radiologia abordou os mitos e verdades do diagnóstico por imagem.

Segundo Márcia, um dos principais diferenciais da feira é o encaminhamento da pessoa para o Promove, clínica escola que oferece atendimento gratuito. “Após passar por todas as estações, o indivíduo tem uma ficha de avaliação em mãos com todos os resultados e pode ser encaminhado para o serviço de atendimento gratuito do Promove”.

No evento também foram disponibilizados dois postos de coleta, um para descarte de material eletrônico e outro para descarte de chapa de raio X.

Com a ação o Centro Universitário São Camilo reforçou seu compromisso com uma formação de excelência, ética e humanista.

 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP