Depoimentos

Rafaella Mendes - Aluna de Medicina do Centro Universitário São Camilo - Realizou o Intercâmbio Virtual na Universidad San Sebastian no Chile
“Estudar em duas instituições simultaneamente foi trabalhoso e cansativo, mas muito gratificante. Havia momentos em que tinha que conciliar minhas provas do Brasil com as do intercâmbio, sem deixar que meu rendimento caísse, assim como tinha de assistir aulas assim que saía dos meus estágios. Mesmo assim, acredito que um intercâmbio traz conhecimentos únicos e, mesmo com a pandemia, em que as aulas eram assistidas online daqui do Brasil, foi possível obter uma troca de conhecimentos muito boa, então considero algo muito importante. Foi ótimo aprofundar em matérias que eu já havia tido, de uma maneira diferente, e, ao mesmo tempo, aprender coisas novas. Gostaria de agradecer ao Centro Universitário São Camilo por proporcionar essa oportunidade, tenho certeza de que foi uma experiência que ajudará no meu crescimento profissional e pessoal.”

 

Iris Barboza Souza - Aluna de Psicologia do Centro Universitário São Camilo - Realizou o Intercâmbio Virtual na Universidad Central de Chile 
“Fazer um intercâmbio online foi desafiador, eu estava fazendo duas faculdades ao mesmo tempo e nem todos sabem o quanto é difícil, ainda mais em outro idioma. Mas fui muito recompensada, eu não só aprendi somente sobre as materias, aprendi sobre o Chile, sobre sua língua e seus costumes. Fiz amigos e hoje o que eu mais quero é visitar o Chile, me apaixonei pelo país e tudo que a Universidade Central do Chile me proporcionou, tive professores de excelência com destaque para a Angélica González, minha professora de psicologia social contemporânea. Posso dizer que essa oportunidade oferecida pela São Camilo foi importante para meu currículo mas não somente isso, foi importante para que eu pudesse conhecer um novo país tão de perto."
 

Carolina Paes - Aluna de Medicina do Centro Universitário São Camilo - Realizou o Intercâmbio Virtual na Universidad San Sebastian no Chile
“A pandemia veio durante meu segundo ano na faculdade, logo no momento em que eu comecei a ter vontade de participar das ligas, estágios opcionais e congressos.
No entanto, várias dessas atividades foram postergadas e eu também coloquei em espera o momento para começar algo novo.
Foi depois de um ano de pandemia que olhando os editais eu encontrei a possibilidade de estudar em uma universidade chilena, sem sair de casa! A experiência foi ideal para o momento. Escolhi uma disciplina pela qual me interessava e estudei, além dela, outro idioma, o espanhol. Descobri algumas diferenças entre os Sistemas de Saúde dos respectivos países (e me orgulhei do nosso), conversei com alunos estrangeiros (inclusive de outros países com o mesmo idioma, como Argentina e México) sobre as diferenças culturais, de ensino e metodologias. Além de ideal, foi uma experiência fantástica! A única coisa que faria diferente, em uma próxima ocasião, seria realizar o intercâmbio presencial!"
 


Jaqueline Ogera Tavares • Estudante de Enfermagem da São Camilo
“Viver a Enfermagem em Portugal através da Universidade Católica Portuguesa tornou-se extremamente enriquecedor como profissional, sem contar o desenvolvimento pessoal! A experiência no hospital e no centro de saúde proporcionou-me raciocínio crítico, evolução do aprendizado, novos conhecimentos sobre casos clínicos, e a contribuição em discussões sobre diferenças entres os sistemas de saúde português e brasileiro, além do reconhecimento da cultura local nos cuidados de saúde. Tive a oportunidade de vivenciar a pandemia (covid-19) em outro país numa posição diferente, e acredito que foi nesse momento que alcancei e conquistei a resiliência como uma habilidade. Assim consegui conhecer e viver a enfermagem de modo internacional, além de lugares inesquecíveis. Digo que foi o ápice da minha vida acadêmica e com certeza o impulso para novos voos. Foi uma oportunidade para me reinventar, fazer grandes amizades, amadurecer, aperfeiçoar, e o lugar certo para abrir os olhos para novos horizontes. Agradeço pela oportunidade única!“

 

Marcella Lolli • Aluna do curso de Nutrição
Meu nome é Marcella Lolli, sou estudante do curso de Nutrição e estou no 5º semestre.
Eu fiz o intercâmbio pela Universidade para Valladolid, Espanha no primeiro semestre de 2020.
O intercâmbio me ajudou muito a amadurecer e crescer pessoalmente, eu estava do outro lado do mundo, longe da minha família e, com a pandemia acontecendo e apesar de tudo isso, eu só colhi coisas boas e tive momentos incríveis. A universidade era bem perto da minha casa e eu fiz muitos amigos de outras nacionalidades e conheci sobre a cultura do mundo inteiro e fiz amizades que com certeza eu levarei para a vida. Essa foi uma oportunidade única para estudar e conhecer mais sobre o meu curso na visão do mundo.
A nutrição em si está presente em todos os lugares e poder morar com outros intercambistas, eu pude ver como a rotina e cultura são diferentes e que cada pessoa é única. Nunca vou me esquecer dos lugares que eu conheci, comidas que eu experimentei e momentos que com certeza são inesquecíveis e histórias que eu vou guardar para a vida. Só tenho a agradecer pela faculdade por ter me proporcionado um dos melhores momentos da minha vida!

 

Guilherme Onaga • Estudante de Medicina São Camilo
"Definir a experiência de visitar a Marquette em uma palavra é uma tarefa extremamente difícil, mas uma palavra que poderia fazer jus seria, oportunidade.
Oportunidade para viver dias como um estudante americano e como um profissional da saúde.
Oportunidade para visitar hospitais e outros centros de atenção à saúde, observar a incrível infraestrutura, discutir casos clínicos com médicos, residentes e alunos estrangeiros.
Oportunidade para se apaixonar ainda mais pela Medicina.
Oportunidade para discutir as diferenças entre os sistema de saúde brasileiro e americano, e dando assim, mais valor ao que é seu.
Oportunidade para fazer grandes amizades.
Oportunidade para perceber que está no lugar e no caminho certo.
Oportunidade para fazer novos sonhos, e trabalhar ainda mais para poder realizá-los no futuro.
Oportunidade para crescer e se desenvolver ainda mais como pessoa e profissional."

Caroline Alcides • Aluna de Biomedicina da São Camilo
A experiência de realizar o intercâmbio para a Marquette University foi incrível e inesquecível. É imensurável o quanto de conhecimento que adquiri nessa viagem, tanto acadêmico quanto pessoal e culturalmente.
Entender o sistema de saúde americano de forma detalhada compreendendo as complexas leis e determinações e observar a realidade da saúde americana e comparar com a brasileira (ainda que tenha suas questões) me fez ter uma diferente visão do nosso sistema de saúde.
A oportunidade de assistir aulas, interagir com alunos, mestres e doutores sobre diversos assuntos da área da saúde, agregou conhecimento e abriu portas para possíveis especializações no futuro.
Além de conhecer clínicas, hospitais e centros de convivência para idosos, tivemos a oportunidade de sentir como é ser um universitário americano com todas as facilidades e recursos disponíveis em todo o campus da Universidade, imersão cultural total!
Com certeza, a minha expectativa para essa viagem foi superada, desde o primeiro momento em que chegamos na Universidade... foi muito melhor do que eu esperava ser!
Obrigada Centro Universitário São Camilo e Marquette University por essa oportunidade e essa parceria brilhante!

 
Alyne Lobato • Aluna de Biomedicina na São Camilo
"Meu nome é Alyne, tenho 20 anos e faço biomedicina. Participei do intercâmbio proposto pela São Camilo para a Marquette University em Milwaukee, WI. Foi uma experiência fantástica, uma oportunidade incrível de realizar networking, conhecer melhor a universidade e como funciona o estudo e trabalho pelos Estados Unidos, além de praticar e aperfeiçoar meu inglês. Indico muito para todos, a experiência é extremamente válida para pensar mais no futuro e nas possibilidades de fazer por onde e conseguir entender e alcançar seus objetivos."

 
Carlos Eduardo Andrade Pegolo • Estudante de Medicina São Camilo
“Em julho desse ano eu tive a oportunidade de participar do intercâmbio para a Marquette University. Foi uma experiência que superou todas as minhas expectativas, em que pude conhecer novas pessoas, praticar o inglês, visitar hospitais e clínicas de atendimento e aprender sobre o sistema de saúde e de educação americanos. Tudo foi muito positivo, sendo uma experiência única na minha vida.“

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP