REFERÊNCIA – CINCO EIXOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, contemplando as dez dimensões do SINAES:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

PLANEJAMENTO 2018 

Dando continuidade às ações previstas em legislação, no Regimento Institucional e em seu Regulamento próprio, a CPA do Centro Universitário São Camilo define seu planejamento para o ano de 2018.

I – Aplicação de Pesquisas de Avaliação

1. PERFIL DO INGRESSANTE – a ser aplicada após a finalização do ingresso dos alunos, em formulário impresso – aplicação em sala de aula por docente do primeiro semestre.

2. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DOCENTES – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS E COORDENAÇÃO – a ser aplicada em maio – envio de formulários por e-mail, pesquisa na plataforma Survey.

3. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS – a ser aplicada em maio – envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey.

4. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES – AVALIAÇÃO DE DOCENTES E COORDENAÇÃO - Pesquisas realizadas por curso/eixo, para avaliação de docentes e coordenação. A pesquisa será disponibilizada na plataforma Survey, em abril.

5. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES – AVALIAÇÃO DE AVA E TUTORES – pesquisa realizada no primeiro e segundo semestres na plataforma Moodle. Será realizada discussão com a Coordenação de EaD de forma a se unificar as pesquisas, uma vez que hoje existem, no AVA, as pesquisas aplicadas pela CPA e pesquisas próprias aplicadas pela Coordenação da EaD. Avalia-se que essa sobreposição de pesquisa tem impacto negativo na adesão, assim a proposta é que seja realizada uma única estratégia de pesquisa que atenda às demandas de avaliação.

6. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS COLABORADORES ADMINISTRATIVOS – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS – pesquisa realizada em formulários impressos, disponibilizados aos colaboradores administrativos e coletados em urnas, em outubro.

7. AUTOAVALIAÇAO INSTITUCIONAL PELOS COORDENADORES E GESTORES – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS – a ser implantada em 2018. Até o momento não existiu espaço para que os gestores acadêmicos e administrativos, como parte da comunidade acadêmica, pudessem participar do processo de avaliação institucional. Envio da pesquisa via e-mail, pesquisa na plataforma Survey, em maio.

8. AVALIAÇÃO DE ESTÁGIOS – será implantada em 2018, a partir da elaboração de instrumento a ser construído em parceria com os coordenadores de curso. Aplicação geral em setembro, mas a estratégia será discutida com cada curso de forma a respeitar procedimentos que já são realizados por alguns coordenadores.

9. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU – avaliação por disciplina, aplicada pelo coordenador do curso ou docente por ele indicado ao final das disciplinas ou módulos. Conforme indicação do coordenador do curso as pesquisas poderão ser realizadas via Survey.

10. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – MESTRADO PROFISSIONAL – avaliação de disciplinas – envio por e-mail pela plataforma Survey em períodos a serem definidos junto às coordenações.

II – Elaboração do Relatório de Auto Avaliação Institucional 2017
Coleta de dados junto aos diversos setores, assim como organização das informações colhidas nas diversas pesquisas de auto avaliação, para postagem do relatório no sistema e-MEC até 30/03 conforme determina a Legislação em vigor.

III – PROJETO EGRESSOS
Participação, junto ao setor de Marketing, das atividades referentes ao acompanhamento dos egressos

IV – ENADE 2018
Realização, no início do segundo semestre, de palestra informativa aos alunos que farão o ENADE (data a ser agendada com as Coordenações do Curso – Psicologia e Administração), e entrega do kit “boa prova” na semana anterior à data agendada pelo INEP.

V – OUTRAS AÇÕES
1. Implantação do projeto Grupos Focais, a partir da destinação de horas em jornada para docente selecionado especificamente para esse fim. A seleção docente deve acontecer no início do ano (fevereiro ou março).

2. Realização de pesquisas pontuais a partir de demandas específicas de gestores.

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