REFERÊNCIA – CINCO EIXOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, contemplando as dez dimensões do SINAES:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.


2015 – RELATÓRIO PARCIAL

EIXOS E DIMENSÕES AVALIADOS:

1 - EIXO 3 - Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes

Avaliações realizadas: 

- Perfil do ingressante – 2015/1 e 2015/2

- Discente avalia docente e coordenação

Análise a ser realizada a partir das informações/ações institucionais

Nesse primeiro relatório parcial abordar os projetos:

- Comunicação com a sociedade – projeto de modernização do site institucional, ações de marketing 
- Egressos – levantamento das propostas de ação junto a egressos – marketing e coordenações de curso.

2. EIXO 5 - Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

Avaliação realizada:

- Discente avalia infraestrutura

 

2016 – RELATÓRIO PARCIAL

EIXOS E DIMENSÕES A SEREM AVALIADOS:

1 - EIXO 2 - Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Análise a ser realizada a partir das informações/ações institucionais

- Avaliação final do PDI 2011 – 2015 pela CPA 

- Levantamento das propostas de ações de responsabilidade social – PDI 2016 – 2020 – apresentação das propostas de ação

2. EIXO 3 - Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes

Avaliações a serem realizadas:

- Perfil do Ingressante – 2016/1 e 2016/2

- Discente avalia docente e coordenação

3. EIXO 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Avaliações a serem realizadas:

- Docente avalia coordenação, ambiente institucional, políticas de incentivo etc.

- Colaborador Administrativo avalia ambiente institucional, políticas de incentivo etc.


4. EIXO 5 - Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.


Avaliações a serem realizadas:

- Discente, docente e colaborador administrativo avaliam infraestrutura

 

2017 – RELATÓRIO TOTAL

EIXOS E DIMENSÕES A SEREM AVALIADOS:

  1. EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Análise a ser realizada pela CPA, a partir dos resultados das avaliações e das ações decorrentes destes

  1. EIXO 2 - Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

    Análise a ser realizada a partir das informações/ações institucionais

Análise dos resultados das ações de responsabilidade social propostas

  1. EIXO 3 - Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes

Avaliações a serem realizadas:

- Perfil do ingressante – 2017/1 e 2017/2

- Discente avalia docente e coordenação

Análise a ser realizada a partir das informações/ações institucionais

- Comunicação com a sociedade – análise das ações e resultados decorrentes destas

- Egressos – análise das ações e resultados decorrentes destas

 

  1. EIXO 5 - Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.
    Avaliação a ser realizada:

- Discente avalia infraestrutura

RELATÓRIO 2017 

Apresentação dos resultados das avaliações do triênio e propostas para o próximo triênio 

COMO SÃO FEITAS AS PESQUISAS?

As pesquisas conduzidas pela CPA são realizadas a partir de diversos instrumentos, tais como:

- Questionários disponibilizados no Portal Acadêmico e no Ambiente Virtual de Aprendizagem;

- Questionários online disponibilizados por e-mail;

- Formulários com questões preenchidos presencialmente em urnas colocadas nos diversos setores;

- Questionários aplicados em salas de aula;

- Opiniões recebidas por e-mail ou presencialmente pela CPA.


Cada instrumento é elaborado e aplicado de acordo com o objetivo da pesquisa, o perfil do respondente e a disponibilidade de recursos humanos e técnicos.

Vale ressaltar que, conforme os princípios preconizados na legislação, toda a pesquisa é realizada sem que exista qualquer tipo de coação ao participante e com garantia absoluta quanto ao sigilo da identidade do respondente, preservando seu direito de expressar-se livremente.

Nas diversas pesquisas são avaliados:

- Coordenação de curso;

- Corpo docente;

- Infraestrutura;

- Ambiente virtual de aprendizagem; 

- Serviços oferecidos à comunidade acadêmica;

- Projeto pedagógico e planos de disciplina dos diversos cursos de graduação e pós-graduação; 

- Clima institucional; 

- Outros aspectos que se mostrarem relevantes.

Também, anualmente, quando da construção do Relatório de Autoavaliação Institucional a ser apresentado ao MEC, realiza-se a avaliação, pelos diversos setores, das ações programadas e realizadas, assim como apresenta-se propostas de ação para o próximo período.

Para que os resultados possam ser validados e divulgados publicamente é desejável uma participação mínima de 20% dos respondentes previstos, pois assim os resultados podem ser considerados significativos. Assim, o êxito dos processos de avaliação está diretamente ligado à participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica.

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