REFERÊNCIA – CINCO EIXOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, contemplando as dez dimensões do SINAES:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

PLANEJAMENTO 2024

Dando continuidade às ações previstas em legislação, no Regimento Institucional e em seu Regulamento próprio, a CPA do Centro Universitário São Camilo - SP define seu planejamento para o ano de 2024.

I – Aplicação das Pesquisas de Avaliação Institucional via plataforma SurveyMonkey

(*Em alguns casos ocorre também a aplicação por meio de formulários impressos e que são posteriormente tabulados pela CPA.)

  1. PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE (GRADUAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E PÓSGRADUAÇÃO) – aplicação após a finalização do ingresso dos alunos nos processos seletivos para o 1º e 2º semestres letivos
  2. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DOCENTES – CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS, LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA, COORDENAÇÃO DO CURSO E WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE.
  3. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES (GRADUAÇÃO PRESENCIAL) – AUTOAVALIAÇÃO, CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS, LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA, DOCENTES, TUTORES e AVA (Disciplinas EaD), COORDENAÇÃO DE CURSO, CAMPO E SUPERVISOR DE ESTÁGIO, INTERNATO MÉDICO e PROGRAMA DE EXTENSÃO.
  4. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES (GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA) – AUTOAVALIAÇÃO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS (inclui AVA e TUTORIA), DOCENTES e COORDENAÇÃO DE CURSO e ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO.
  5. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS TUTORES AVALIAÇÃO DO AVA E DA INTERAÇÃO COM DOCENTES E COORDENAÇÃO.
  6. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS COLABORADORES ADMINISTRATIVOS E COORDENADORES DE CURSO – AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS (clima organizacional, infraestrutura e serviços, comunicação institucional e políticas institucionais).
  7. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUPesquisa de Satisfação aplicada ao final dos cursos
  8. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA RESIDÊNCIA MÉDICA.
  9. AVALIAÇÃO DOS CURSOS LIVRES/CURSOS DE EXTENSÃO aplicada ao final de cada curso.
  10. AVALIAÇÃO COM A COMUNIDADE EXTERNA – Pesquisa de satisfação realizada com os usuários da Clínica-Escola PROMOVE SÃO CAMILO e Pesquisa realizada junto ao PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS (EXTENSÃO).
  11. AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM O CURSO – ÚLTIMO ANO – Aplicada aos discentes do último ano, a fim de obter informações sobre a percepção do aluno quanto à satisfação em relação às metodologias, docentes, infraestrutura e serviços prestados.
  12. AVALIAÇÃO NACE – NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS – Aplicada uma vez por semestre com a finalidade de levantar dados e informações que serão utilizadas pelo NACE.

II – Projeto de Grupos Focais

Realização de encontros com discentes da graduação objetivando a ampla divulgação da CPA: o que é, seu papel na instituição, a importância da participação e ações advindas dos processos avaliativos.

*Realizado ao longo de todo o ano, por docente com carga horária específica para o projeto.

III – Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional

Coleta de dados junto aos diversos setores, assim como organização das informações colhidas nas diversas pesquisas de autoavaliação para postagem do relatório no sistema e-MEC até 30/03, conforme determina a Legislação (Relatório Trienal).

IV – OUTRAS AÇÕES

Realização de pesquisas pontuais a partir de demandas específicas de áreas/gestores; Participação na organização de processos de avaliação in loco, assim como de reuniões com avaliadores do INEP; Outras ações conforme demanda.

Cronograma 2024

 

Janeiro

  • Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (2023 – Relatório Trienal)
  • Preparação da divulgação dos Resultados das Pesquisas de 2023/2: Pesquisa de Satisfação dos Cursos de Extensão, Pesquisa de Satisfação da Clínica-Escola PROMOVE São Camilo, Pesquisa de Avaliação dos Campos e Supervisores/Orientadores de Estágio, Pesquisa de Avaliação da Curricularização da Extensão pelos Docentes, Pesquisa de Avaliação de AVA e Tutor pelos Discentes (Disciplinas EaD) e Pesquisa de Avaliação da Infra e Serviços pelos Discentes – cursos em EaD

 

Fevereiro

  • Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional 2023 – Relatório Trienal
  • Envio da Pesquisa do Workshop de Integração e Formação Docente
  • Divulgação do Resultado da Pesquisa do Workshop de Integração e Formação Docente
  • Envio da Pesquisa da Satisfação dos cursos de pós-graduação

 

 Março

  • 1ª reunião do Colegiado da CPA
  • Envio da Pesquisa Perfil do Aluno Ingressante (graduação)
  • Postagem do Relatório de Autoavaliação Institucional no sistema e-MEC (2ª quinzena)
  • Envio da Pesquisa de Avaliação do Internato
  • Envio da Pesquisa de Avaliação do Internato
  • Lançamento da Pesquisa de Avaliação dos Docentes pelos Discentes no sistema (2ª quinzena)

 

Abril

  • Divulgação do Resultado do Perfil do Aluno Ingressante (graduação)
  • Envio da Pesquisa Perfil do Aluno Ingressante (pós-graduação)
  • Envio da Pesquisa de Avaliação dos Docentes pelos Discentes – Cursos presenciais e EaD (2ª quinzena)

 

 Maio

  • Divulgação das pesquisas aplicadas em abril.
  • Envio da Pesquisa de Avaliação do Coordenador pelos Discentes e Docentes – Cursos presenciais e EaD (1ª quinzena)
  • Envio da Pesquisa do NACE – Núcleo de Acompanhamento de Egressos

 

Junho

  • 2ª reunião do Colegiado da CPA.
  • Divulgação das pesquisas aplicadas em maio
  • Envio da Pesquisa da Curricularização da Extensão aos Discentes
  • Envio da Pesquisa da Satisfação dos cursos de pós-graduação (1ª quinzena)

 

Julho

  • Fechamento e elaboração da divulgação das pesquisas aplicadas em junho e pesquisas aplicadas ao longo do semestre na Clínica-Escola PROMOVE e cursos livres/extensão.
  • Elaboração do cronograma e estratégias para os Encontros de Grupo Focal do 2º semestre de 2024

 

Agosto

  • Divulgação das pesquisas aplicadas em junho.
  • Divulgação do resultado semestral da Pesquisa dos Cursos de Extensão do 1º semestre de 2024 e da Pesquisa de Satisfação da Clínica-Escola PROMOVE São Camilo e do PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS

  • Envio da Pesquisa de Satisfação junto aos discentes do último ano dos cursos de graduação

 

Setembro

  • Envio da Pesquisa Perfil do Aluno Ingressante (graduação).
  • Envio da Pesquisa de Avaliação das Condições Institucionais pelo Corpo Técnico Administrativo e Coordenadores de Curso (2ª quinzena)
  • Envio da Pesquisa de Avaliação do Internato

 

 Outubro

  • 3ª reunião do Colegiado da CPA.
  • Divulgação das pesquisas aplicadas em setembro.
  • Envio da Pesquisa Perfil do Aluno Ingressante (pós-graduação).
  • Envio da Pesquisa da Residência Médica.
  • Envio da Pesquisa de Infraestrutura e Serviços para Discentes e Docentes (1ª quinzena)

 

 Novembro

  • Divulgação das pesquisas aplicadas em outubro.
  • Envio da Pesquisa de Avaliação dos Campos e Supervisores/Orientadores de Estágio
  • Envio da Pesquisa de Avaliação do AVA e Tutores (Disciplinas EaD do cursos presenciais)
  • Envio da Pesquisa de Infraestrutura e Serviços para Discentes e Docentes - CURSOS EaD (2ª quinzena)
  • Envio da Pesquisa da Satisfação dos cursos de pós-graduação (2ª quinzena)

 

 Dezembro

  • 4ª reunião do Colegiado da CPA.
  • Divulgação das pesquisas aplicadas em novembro.
  • Envio da Pesquisa de Autoavaliação pelos Discente e Docentes
  • Envio da Pesquisa sobre a Curricularização da Extensão aos Docentes
  • Envio da Pesquisa do NACE – Núcleo de Acompanhamento de Egressos.
  • Envio da Pesquisa de Avaliação dos Laboratórios de Simulação Realística (discentes e docentes).

 

* As pesquisas de avaliação dos cursos livres/extensão, Pesquisa de satisfação pelos usuários da Clínica-Escola PROMOVE São Camilo e Pesquisa do PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS serão aplicadas ao longo de todo o ano.

* Proposta de estudo junto à Extensão Comunitária de avaliação para os órgãos estudantis (ligas, atléticas, centros acadêmicos e coletivos) a fim de, implantarmos em 2024/2.

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