REFERÊNCIA – CINCO EIXOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, contemplando as dez dimensões do SINAES:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

PLANEJAMENTO 2019 

Dando continuidade às ações previstas em legislação, no Regimento Institucional e em seu Regulamento próprio, a CPA do Centro Universitário São Camilo define seu planejamento para o ano de 2019.

I – Aplicação de Pesquisas de Avaliação

1. PERFIL DO INGRESSANTE – a ser aplicada após a finalização do ingresso dos alunos, em formulário impresso para os cursos presenciais – aplicação em sala de aula por docente do primeiro semestre, e via e-mail, pesquisa na plataforma Survey para os cursos em EAD.

2. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DOCENTES – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS E COORDENAÇÃO – a ser aplicada em abril – envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey.

3. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS – a ser aplicada em abril – envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey.

4. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES – AVALIAÇÃO DE DOCENTES E COORDENAÇÃO - Pesquisas realizadas por curso/eixo, para avaliação de docentes e coordenação. Envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey, em maio.

5. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES – AVALIAÇÃO DE AVA E TUTORES – pesquisa realizada no primeiro e segundo semestres na plataforma Survey, em período acordado com as coordenações de curso, conforme calendário da EAD.

6. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS TUTORES – avaliação do AVA e da interação com professores e coordenação. A ser aplicada em junho – envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey.

7. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS COLABORADORES ADMINISTRATIVOS E GESTORES ACADÊMICOS – AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS – pesquisa realizada em formulários impressos, disponibilizados aos colaboradores administrativos e coletados em urnas e via survey para os Gestores Acadêmicos. Para 2019 estuda-se a implantação, também, da possibilidade de avaliação por formulários eletrônicos via survey, para os demais colaboradores. Realização em outubro

8. AVALIAÇÃO DE ESTÁGIOS – Aplicação no segundo semestre, em calendário a ser desenvolvido junto às Coordenações de Curso de Graduação, respeitando a especificidade de cada curso - envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey.

9. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – avaliação por disciplina, aplicada pelo coordenador do curso ou docente por ele indicado ao final das disciplinas ou módulos. Conforme indicação do coordenador do curso as pesquisas podem ser realizadas via Survey.

10. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – avaliação de disciplinas realizada conforme cronograma do programa. Envio de formulário por e-mail, pesquisa na plataforma Survey

11. PROJETO GRUPOS FOCAIS – realização de reuniões com discentes, com foco nos representantes de sala, mas aberto a outros interessados, objetivando a coleta de dados qualitativos. Realizada ao longo de todo o ano, por docente com carga horária específica para o projeto.

12. AUTOAVALIAÇÃO PELOS DISCENTES – pesquisa que envolve a avaliação pelos discentes (presenciais e da EAD), sobre seu envolvimento com os processos acadêmicos, assim como sobre sua percepção sobre as oportunidades de crescimento e ampliação da formação oferecidas pelas IES. A ser aplicada em dezembro, via plataforma Survey.

II – Elaboração do Relatório de Auto Avaliação Institucional 2018
Coleta de dados junto aos diversos setores, assim como organização das informações colhidas nas diversas pesquisas de auto avaliação, para postagem do relatório no sistema e-MEC até 30/03 conforme determina a Legislação em vigor.

III – Ações ENADE 2019
1. CRIAÇÃO DE “SITE ENADE” INSTITUCIONAL com informações, material para consulta, entrevistas, vídeos, espaço para tirar dúvidas etc. Meta – lançamento em abril de 2019 e atualização constante.

2. CRIAÇÃO DE PEÇAS DE DIVULGAÇÃO PERMANENTE DO ENADE nos campi e nas redes sociais, de forma a manter o tema em evidência durante toda a vida acadêmica dos alunos, independente do ano em que farão a prova.

3. DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO(S) DE AVALIAÇÃO a partir do Questionário do Estudante objetivando obter informações sobre a percepção do aluno, permitindo à IES a promoção de ações saneadoras – atualização dos questionários de avaliação de infraestrutura e serviços, de docentes e de auto avaliação discente, assim como abordagem da temática nos grupos focais.

IV – OUTRAS AÇÕES
1. Realização de pesquisas pontuais a partir de demandas específicas de gestores.
2. Participação na organização de processos de avaliação in loco, assim como de reuniões com avaliadores INEP.
3. Outras ações conforme demanda.

Coordenação
• Celina Camargo Bartalotti

Representantes Docentes
• Jeanette Janaína Jaber Lucato
• Silvia Martinez

Representantes do Corpo Técnico Administrativo

• Juliana Mazoco Figueiredo
• Denis Rodrigo de Lima

Representantes Discentes

• Priscila Bavaresco
• Jessica Mayumi Camargo Yuzawa

Representante da Sociedade Civil

• Amanda Cristina Mosini

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