REFERÊNCIA – CINCO EIXOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, contemplando as dez dimensões do SINAES:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.
Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.
Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.
PLANEJAMENTO 2021
Dando continuidade às ações previstas em legislação, no Regimento Institucional e em seu Regulamento próprio, a CPA do Centro Universitário São Camilo define seu Planejamento para o ano de 2021.
CPA - Comissão Própria de Avaliação Planejamento 2021 (Aprovado em Reunião de Colegiado do dia 14/12/2020)
|
Janeiro
|
- Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (Triênio 2018-2020);
- Divulgação dos Resultados da Pesquisa dos Cursos de Extensão do 2º semestre de 2020;
- Divulgação dos Resultados da Pesquisa de Satisfação do PROMOVE do 2º semestre de 2020.
|
Fevereiro
|
- Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (Triênio 2018-2020);
- Elaboração do cronograma e estratégias para os Encontros de Grupo Focal do 1º semestre de 2020.
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em fevereiro;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Março
|
- 1ª reunião do Colegiado da CPA (data a definir);
- Aplicação da Pesquisa: Perfil do Aluno Ingressante;
- Postagem do Relatório de Autoavaliação Institucional no sistema e-MEC (2ª quinzena);
- Lançamento da Pesquisa de Avaliação do Docente pelo Discente no sistema (2ª quinzena).
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em março;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Abril
|
- Divulgação: Perfil do Aluno Ingressante;
- Envio da Pesquisa de Avaliação do Docente pelo Discente – Cursos presenciais e EaD (1ª quinzena);
- Envio da Pesquisa de Avaliação EaD – AVA, Docentes e Tutores (2ª quinzena);
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em abril;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Maio
|
- Divulgação: Pesquisas aplicadas em abril;
- Envio da Pesquisa de Avaliação do Coordenador pelos Discentes e Docentes – Cursos presenciais e EaD (1ª quinzena);
- Aplicação de Pesquisa junto às Ligas Acadêmicas;
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em maio;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Junho
|
- Divulgação: Pesquisas aplicadas em maio;
- 2ª reunião do Colegiado da CPA (data a definir);
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em junho;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Julho
|
- Divulgação dos Resultados da Pesquisa dos Cursos de Extensão do 1º semestre de 2021;
- Divulgação dos Resultados da Pesquisa de Satisfação do PROMOVE do 1º semestre de 2021.
|
Agosto
|
- Elaboração do cronograma e estratégias para os Encontros de Grupo Focal do 2º semestre;
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em agosto;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Setembro
|
- Aplicação da Pesquisa: Perfil do Aluno Ingressante;
- Envio da Pesquisa de Avaliação das Condições Institucionais pelo Corpo Técnico Administrativo e Coordenadores de Curso (2ª quinzena);
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em setembro;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Outubro
|
- Divulgação: Pesquisas aplicadas em setembro;
- 3ª reunião do Colegiado da CPA (data a definir);
- Envio da Pesquisa da Residência Médica;
- Envio da Pesquisa de Infraestrutura e Serviços para Discentes e Docentes (1ª quinzena);
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em outubro;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Novembro
|
- Divulgação: Pesquisas aplicadas em outubro;
- Envio da Pesquisa de Avaliação do Campo e Supervisor de Estágio;
- Envio da Pesquisa de Autoavaliação Discente (presencial e EaD) e Autoavaliação Docente (2ª quinzena);
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em novembro;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
Dezembro
|
- Divulgação: Pesquisas aplicadas em novembro;
- 4ª reunião do Colegiado da CPA (data a definir);
- Aplicação da Pesquisa dos Cursos de Extensão realizados em dezembro;
- Tabulação da Pesquisa de Satisfação – PROMOVE.
|
* Devido à situação de Pandemia e atividades em Ensino Remoto, algumas alterações quanto ao tipo de pesquisa e período de aplicação poderão ocorrer ao longo do ano.
** A aplicação das pesquisas dos cursos de pós-graduação permanecerá suspensa enquanto durar o período de Pandemia e as atividades em Ensino Remoto.
O PROJETO DE GRUPO FOCAL é realizado ao longo do ano, por docente com carga horária específica e objetiva a coleta de dados qualitativos pelos discentes dos diversos cursos de graduação.
OUTRAS AÇÕES
1. Realização de pesquisas pontuais a partir de demandas específicas de gestores/setores;
2. Participação na organização de processos de avaliação in loco, assim como de reuniões com avaliadores INEP;
3. Outras ações conforme demanda.