Sobre o Curso

Objetivo
Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de estudantes e profissionais da área da saúde e da educação, oferecendo conhecimentos introdutórios sobre a investigação e o trabalho relacionado aos processos perceptivos e expressivos.

Método de Ensino
Aulas expositivas, dinâmicas em sala, jogos, uso de recursos expressivos.

Público-Alvo
Alunos e profissionais da área da saúde e da educação

Professora do Curso
Paola Vieitas Vergueiro
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). É especialista na abordagem junguiana (PUC-SP), em arteterapia (AATESP) e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie). Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP, é autora de artigos com a base teórica da psicologia junguiana. Realiza formação de analista no Instituto Junguiano de São Paulo. Leciona em graduação e pós graduações, é orientadora, supervisora e realiza atendimento clínico psicoterápico. 

Sandro Leite
Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação Artes Plásticas (2001), Especialização em Arteterapia (2002), Mestre em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos, PUCSP (2012). Atualmente está com Doutorado em andamento com o tema: utilização da técnica expressiva Paisagem Psíquica com adolescentes no processo de desligamento institucional, com previsão de defesa para Março/2019. Tem experiência na área de Artes, tanto em produção artística contemporânea quanto em Arte-Educação, bem como em Arteterapia. Docente em cursos de Graduação (Artes Visuais, Fotografia, Moda e Musicoterapia) e Especialização (Arteterapia e Musicoterapia).

Priscila Mulin
Possui graduação em Musicoterapia - Faculdades Metropolitanas Unidas (2004). Especialista em Dependência Química pela UNIFESP (2006). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Atualmente é coordenadora do curso de Especialização em Musicoterapia Preventiva e Social do Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente e supervisora de estágio da Graduação em Musicoterapia da mesma instituição. Em Musicoterapia, atua principalmente na área de preventiva e de saúde mental.                     

Matriz Curricular

• Módulo 1: A atenção à saúde: história e perspectivas.
1. A história da atenção à saúde.
2. A saúde na atualidade: diferentes paradigmas científicos.
3. As diferentes formas disciplinares e sua implicação na atenção à saúde.
4. O Plano Nacional de Humanização e práticas integrativas.
• Módulo 2: Percepção e conscientização – experiência visual.
1. Exercícios de percepção. A percepção de mim e do outro (sujeitos, instituições, ambiente social e cultural) a partir da experiência individual.
2. Apropriação da percepção visual: atenção ao ambiente.
3. Sentidos e significados da experiência visual.
4. Da percepção à compreensão: como processar as informações percebidas discriminando processos subjetivos dos objetivos, individuais e grupais, concretos e simbólicos.
• Módulo 3: A elaboração e a comunicação – experiência visual.
1. Exercícios de conscientização mediante percepção visual.
2. A comunicação. Como transmitir minhas percepções.
3. As diferentes formas de comunicar o percebido.
4. O que a prática tem a dizer: experiências em diferentes locais, com diferentes formas e focos de atuação.
• Módulo 4: Percepção e elaboração da dimensão sonora.
1. Exercícios de percepção. A percepção de mim e do outro (sujeitos, instituições, ambiente social e cultural) a partir da experiência individual.
2. A linguagem. Apropriação da percepção sonora: atenção ao ambiente.
3. Sentidos e significados da experiência sonoro-musical.
4. Da percepção à compreensão: como processar as informações percebidas discriminando processos subjetivos dos objetivos, individuais e grupais, concretos e simbólicos.
• Módulo 5: A conscientização e a comunicação – experiência sonora.
1. Exercícios de conscientização. O eu e o outro – discriminações e possibilidades.
2. Expressividade sonora.
3. Construindo práticas integrativas: formas de ação e intervenção.
4. O que a prática tem a dizer: experiências em diferentes locais, com diferentes formas e focos de atuação.
• Módulo 6: Integrando experiências.
1. O papel do psicólogo e do arteterapeuta na psicologia da saúde e hospitalar.
2. Experiências significativas nas práticas integrativas nas diferentes etapas de atenção à saúde.
3. A saúde psíquica do ponto de vista da Psicologia Analítica.
4. O arquétipo do médico ferido: leitura simbólica e implicações práticas.

 

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Mensalidade
R$ 198,00

Inscreva-se

  • Campus Pompeia
  • 08h30 às 12h40
  • Sábados: 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05 e 01/06/2019
  • Carga Horária: 30 Horas

    30 vagas
    Inscrições: De 14/01/2019 a 10/04/2019

    2x R$ 198,00
    Valor Total R$ 396,00


Coordenação

Glaucia Guerra Benute

Psicóloga, Pós-Doutora em Psicologia Clínica pela…

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