Sobre o Curso
Objetivo
Esse curso objetiva refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita e da matemática, e sobre como articular eixos e conteúdo para desenvolver habilidades e competências de forma a garantir a aprendizagem nos anos iniciais de escolarização.
Método de Ensino
Aulas expositivo dialogadas; dinâmicas; trabalho em grupo;
Público-Alvo
Professores da rede municipal, estadual e particular de ensino de Ensino Fundamental. Alunos de graduação de cursos relacionados à Educação.
Professores do Curso
Suely Aparecida Amaral, Denizart Busto de Fazio, Elvis Lima de Araújo, Wanusa Rodrigues da Silva e Louisa Campbell Mathieson
Matriz Curricular
• Apresentação do curso e dos participantes; Concepções teóricas de aquisição da língua escrita. Métodos de alfabetização.
• Numeramento, sistemas de numeração e cálculo mental
• O uso de recursos e materiais manipuláveis no ensino de matemática
• Práticas de produção textual nos anos inicias
• Ensino de língua escrita na BNCC: habilidades e competências nos anos iniciais
• Perspectivas para o ensino de Geometria
• A formação da criança leitora
• O pensamento algébrico e a BNCC. Encerramento do curso.