Sobre o Curso
Objetivo
Este curso busca oferecer espaço de formação teórico-prática voltada à atuação na Educação Infantil, com destaque para um embasamento às temáticas do cotidiano docente nessa etapa da Educação Básica e para os debates atuais. A formação tem como foco a prática pedagógica na atuação docente abordando teóricos como Loriz Malaguzzi (Reggio Emilia), Emmi Pikler, William Corsaro, entre outros.
Método de Ensino
Aulas expositivo-dialogadas; dinâmicas; trabalho em grupo
Público-Alvo
Professores da rede municipal, estadual e particular de ensino de Educação Infantil. Alunos de graduação de cursos relacionados à Educação
Professores do Curso
Dalva de Souza Franco, Tássio José da Silva, Marcelo Augusto P. dos Santos, Anita Viudes Carrasco de Freitas, Josoé Durval Aguiar Júnior e Wanusa Rodrigues da Silva
Matriz Curricular
• Apresentação do Curso e dos participantes; Conceitos de culturas infantis, infância e corporeidade.
• Educação Infantil na perspectiva de Loriz Malaguzzi
• Práticas pedagógicas e suas múltiplas linguagens
• A criança enquanto sujeito de direitos e possibilidades da ação docente
• Brincadeiras, interações e linguagens expressivas com bebês e crianças pequenas - abordagem Emmi Pikler
• Brincadeiras, interações e linguagens expressivas com bebês e crianças pequenas - abordagem Emmi Pikler
• Perspectivas da matemática na educação infantil
• Avaliação da e na Educação Infantil/documentação pedagógica; Conclusão do curso
Clique aqui para visualizar o contrato em PDF