Sobre o Curso
Objetivo
Esse curso tem como objetivo abordar os fundamentos da educação inclusiva, partindo da sua conceituação, história e legislação, até a organização atual, proporcionando aos participantes a oportunidade de discutir a implantação da inclusão escolar de alunos com deficiências e outras questões desafiadoras para a escola contemporânea.
Método de Ensino
Aulas expositivas dialogadas; dinâmicas; trabalho em grupo
Público-Alvo
Professores da rede municipal, estadual e particular de ensino de Educação Infantil. Alunos de graduação de cursos relacionados à Educação.
Professores do Curso
Claudia Lopes da Silva, Gleidis Roberta Guerra, Nilma Ferreira Andrade, Aluana Xavier de Lima e Sandra Kida Sanches De Oliveira
Matriz Curricular
• Apresentação do Curso e dos participantes. Princípios fundamentais da educação inclusiva.
História da Educação Especial.
• Políticas públicas de educação inclusiva no Brasil. Legislação.
• Público alvo da educação especial: Transtorno de Espectro Autista (TEA). Altas habilidades/Superdotação
• Público alvo da educação especial: alunos(as) com deficiências: Deficiência intelectual, deficiência visual, deficiência física, deficiência auditiva e surdez
• Inclusão escolar: como fazer? Modificações na escola e na sociedade para incluir
• Atendimentos escolares e extraescolares. redes de apoio
• Atendimento Educacional Especializado
• Adaptações necessárias para a inclusão: curriculares e para uma escola multicultural