Sobre o Curso
Objetivo
Este curso visa oferecer ferramentas pautadas na educação positiva, para que o ensinar consista em uma parceria saudável entre pais e filhos.
Através de reflexões, histórias, exercícios de comportamento, as crianças e adolescentes são incentivadas a se tornem autônomas, responsáveis, autoconfiantes e afetivas.
Método de Ensino
Aulas expositivas dialogadas, discussão geral de textos indicado visando atender os objetivos de fatos e conceitos, exercícios em sala de aula
Público-Alvo
Estudantes e profissionais em Terapia Ocupacional, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e pedagogos
Professora do Curso
Profa. Silvia Mitie Kanawa
Terapeuta Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Saúde Mental pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (2007). Foi coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do Programa de Atenção à Psicose na Infância e Adolescência PAPIA) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, exercendo função assistencial no ambulatório e de supervisora no curso de Especialização de Terapia Ocupacional em Saúde Mental - UNIFESP. Foi terapeuta ocupacional do Programa de Esquizofrenia (PROESQ) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e do CAPS III Infanto Juvenil de São Bernardo do Campo, tutora da Residência de Psiquiatria da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo. Docente e Supervisora de Estágio da Graduação de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo. Tutora do SUPERA, formação à distância em problemas relacionado ao uso de álcool e outras drogas - SENAD/UNIFESP. Tem experiência clínica (infância adolescência e adulto) na área de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Rede de Atenção Psicossocial, Transtornos Mentais Graves; inclusão profissional através da Lei de Cotas, grupos, habilidades socioemocionais, manejo de caso e dinâmica institucional. Áreas de Atuação: Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Saúde Coletiva, Políticas Públicas, Terapia Ocupacional.
Matriz Curricular
• Amor incondicional x envolvimento
• A importância das consequências positivas: elogiar, reforçar e valorizar
• Autoconhecimento – identificação de Estilo Parental através da utilização de protocolos
• Regras e limites
• Desenvolvendo uma comunicação positiva
• Não usar punição corporal mas consequências logicas
• Vivências e exercícios-túnel do tempo