Sobre o Curso
Objetivo
Esse curso de extensão objetiva refletir sobre currículo, áreas do conhecimento, estratégias diversificadas de ensino e competências socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, a cada encontro será debatido um novo tema de relevância sobre os processos de ensino e de aprendizagem, e sobre como articular os diferentes componentes curriculares para desenvolver competências de forma a garantir a aprendizagem nos anos iniciais de escolarização.
Método de Ensino
Aulas Teóricas
Público-Alvo
• Professores da rede municipal, estadual e particular de ensino de Ensino Fundamental. Alunos de graduação de cursos de licenciatura.
Professores do Curso
Profa. Claudia Lopes da Silva – Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2012). Possui Mestrado em Psicologia Escolar - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP (2006), bem como Especialização em Psicologia Hospitalar (ICHC - FMUSP - 1999) e Especialização em Psicologia e Educação (IPUSP - 2003). Atua como psicóloga efetiva da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo (desde 2000), e como professora universitária nas modalidades presencial e a distância. Atualmente, leciona no curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Planejamento Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, inclusão escolar.
Prof. Denizart Busto de Fazio – Mestre em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da USP (2019), possui graduação em Letras pela mesma universidade (FFLCH-USP) e integra o Grupo de Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC) da FE/USP. É tutor em EAD no curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo (SP). Também trabalhou em atividades de educação não formal e extensão universitária no âmbito da Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária, como educador e coordenador de projetos. No campo da filosofia da educação atua nos seguintes temas: acontecimento, experiência, narração, literatura e formação.
Prof. Elvis Lima de Araújo – Possui graduação em Letras e em Pedagogia, e mestrado em Letras (Unifesp). Atualmente é professor na Prefeitura Municipal de São Paulo e tutor de cursos de graduação no Centro Universitário São Camilo e na Universidade Paulista.
Profa. Jeane Zanetti Garcia – Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André com Habilitação para Administração Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Magistério nas disciplinas Filosofia da Educação, Sociologia da Educação e História da Educação. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuação como docente em diferentes níveis de educação básica, na Gestão Escolar atuou nos cargos de Coordenador Pedagógico e Diretor Escolar. Atualmente é Supervisor Escolar na Rede Municipal da Prefeitura de São Paulo, docente nos cursos da Graduação do Centro Universitário São Camilo- SP; e Pós-Graduação nas Faculdades Rio Branco e Centro Universitário SENAC.
Profa. Louisa Campbell Mathieson – Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2017), onde também concluiu seu mestrado (2012) e se graduou em Pedagogia (2009). Em 2008, foi selecionada por mérito acadêmico para o Programa de Intercâmbio Internacional: Bolsa Luso-Brasileira Santander Universidade, tendo cursado um semestre na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade de Lisboa. Atualmente, trabalha no Colégio Santa Cruz e no Centro Universitário São Camilo.
Profa. Suely Aparecida Amaral – Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora do Centro Universitário São Camilo, no curso de pedagogia/ead, responsável pela disciplina Profissionalização docente: alfabetização e letramento . Tem experiência na área de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de língua portuguesa, alfabetização e letramento, educação ciclo I, avaliação e currículo.
Profa. Wanusa Rodrigues da Silva - Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação Matemática e Especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP. Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Participa do Grupo de Pesquisa "Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente", onde desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre Formação de Professores que ensinam matemática em Comunidades de Prática. Possui experiência como professora de educação infantil e ensino fundamental I (SME-SP) e com a formação de professores sobre as temáticas de Currículo, Avaliação, Ciclos de Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Etnomatemática. Atualmente, é docente no Centro Universitário São Camilo, responsável pela Unidade Educacional "Profissionalização Docente: Educação Matemática", e na Faculdade Sumaré da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, ambas no curso de Pedagogia.
Matriz Curricular
• Documentos curriculares nacionais: dos PCNs à BNCC
• O currículo por competências
• Linguagens: Língua Portuguesa
• Linguagens: alfabetização
• Linguagens: arte, corpo e movimento
• Ciências Humanas: Geografia e História
• Ciências da Natureza
• Matemática
• Competências socioemocionais na BNCC