Matriz Curricular
• Apresentação do docente e discentes; Exposição do plano de oferta; Conceito de neonatologia; Definição da Lei nº 930/2012 que preconiza as normas para a instituição de uma UTI Neonatal. Planta física da UTI Neonatal e recursos de pessoal e material obrigatórios;
• Classificação do RN segundo gestação, perfil etiológico e peso. Características do Recém Nascido;
• Referência para medidas de Sinais Vitais em Neonatologia Preparação da sala de parto e equipamentos obrigatórios a se disponibilizar. Recepção do RN em sala de parto: atendimento inicial do RN - cuidados imediatos e mediatos (Manutenção do calor, secagem, avaliação das vias aéreas superiores, auxílio no clampeamento do cordão umbilical, avaliação do coto umbilical, credeização, aplicação da vitamina k, medidas antropométricas e identificação do RN). Classificação do RN de acordo com a Escala de Apgar. Assistência humanizada e auxílio à puérpera (amamentação, ordenha manual e elétrica);
• O docente deverá simular os cuidados imediatos e mediatos juntamente com os discentes apresentando as técnicas das aulas anteriores;
Será entregue aos discentes um estudo de caso que deverá ser realizado em dupla, sem consulta do material, abordando os conteúdos ministrados nas aulas anteriores
• Parada Cardiorrespiratória Pediátrica: Conceito, Sinais Clínicos, Atendimento segundo a American Heart Association 2018, Técnicas de RCP, Medicações Utilizadas em PCR Pediátrica, técnicas de sua administração e cuidados de Enfermagem.