Sobre o Curso
Objetivo
O Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) é um meio auxiliar de conduzir o processo psicodiagnóstico, e seu uso em pesquisas. Esta técnica ocupa uma posição intermediária entre os testes projetivos gráficos e temáticos e as entrevistas semi e não- estruturadas. Pretendemos com este curso breve apresentar e instrumentalizar o aluno no uso e análise deste e de suas derivações, (DF-E e o D-E com tema).
Método de Ensino
Aulas expositivas e discussão de casos clínicos
Público-Alvo
Psicólogos e estudantes de psicologia (a partir do 6º semestre)
Professora do Curso
Profa. Elisa Marina Bourroul Villela
Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Especialista em psicologia Hospitalar e em psicoterapia psicanálitica. É membro do Lide (laboratório interunidades de estudos sobre deficiências - USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estudos sobre as deficiências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiencia visual, psicanálise, psicodiagnóstico, formação do psicólogo e formação em psicologia clínica. Foi professora e supervisora clínica nas Universidades São Marcos e Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Atualmente ministra aulas no Centro Universitário São Camilo em São Paulo.
Matriz Curricular
• O Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) Histórico e Contextualização no processo psicodiagnóstico)
• O Procedimento de Desenhos de Famílias com estórias (DF-E): aplicação, análise e interpretação
• O Procedimento de Desenhos- Estórias com Tema (D-E com tema): aplicação, análise e interpretação.