Palavra da Reitoria

 

É com imensa alegria que fazemos o lançamento oficial da 4º edição do Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo, o qual, este ano, acontecerá no período de 08 a 09 de novembro e traz como tema: Abordagem Multiprofissional em Políticas Públicas, Saúde e Tecnologia. É uma excelente oportunidade para o aprofundamento de uma área central que tanto tem impactado a vida econômica, política e, sobretudo o bem-estar das pessoas na atualidade.

Trata-se de um evento de natureza acadêmica, contudo aberto também ao público em geral e, tem como principal objetivo responder as demandas da pesquisa, da inovação tecnológica, da formação acadêmica, da atuação profissional, do mercado de trabalho e de sua interface com os setores afins e, sobretudo, das demandas dos usuários dos segmentos público e privado da assistência em saúde.

Com base na abrangência do tema proposto, pode-se afirmar que as principais dimensões para uma assistência mais integrada, universalizada, humanizada e amparada pelos novos recursos tecnológicos, serão debatidas por especialistas em suas respectivas áreas de atuação. Vale ressaltar que nos últimos anos a área da saúde, quer na dimensão da assistência, quer na dimensão da gestão dos recursos, tem trazido grandes desafios para a operacionalização do sistema e gerado muitas expectativas para os usuários que nem sempre são atendidos em suas necessidades mais elementares.

No entanto, são cada vez mais abundantes as evidências de que estamos numa linha ascendente de evolução no uso da inovação tecnológica e dos processos do cuidado e da assistência. Como, por exemplo, a universalização do acesso, a descentralização da gestão dos recursos, e hierarquização das competências para as três esferas do poder, assim caraterizadas, como a União, estados e municípios.
Porém, com o aumento da sobrevida da população brasileira, o reaparecimento de doenças já erradicadas, e de outras epidemias como zika vírus, chicungunha, além de doenças crônicas degenerativas, novas demandas surgem frequentemente, causando uma forte tensão como se todos estivessem numa guerra permanente pela demarcação de polos opostos, quando na verdade a Política Pública de Saúde deveria buscar a maior integração entre gestores e usuários.

Finalmente, na certeza e com base no profissionalismo e na expertise da comissão técnica-cientifica do 4º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo, no histórico da instituição como centro especializado em saúde e no sucesso das edições anteriores, oferecemos uma importante contribuição para a compreensão dos fatores que afetam as condições de saúde da população e também, contribuímos para a formulação de parte de uma resposta eficaz para um problema de elevada complexidade.

Agradeço a todos pelo trabalho, pela confiança, participação e, de forma especial, agradeço a comissão técnico-científica que participou ativamente na programação deste congresso. Um bom evento a todos.

Pe. João Batista Gomes de Lima, Reitor do Centro Universitário São Camilo.

 

 

ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS, SAÚDE E TECNOLOGIA

O tema central do congresso, a meu ver, é muito desafiador. Pois se resolvêssemos dividi-lo, poderia ser realizado em quatro partes. Ou seja, Abordagem Multiprofissional, Políticas Públicas, Saúde e Tecnologia. Cada uma delas seria suficiente para promover um congresso. Mas, a equipe científica decidiu abordá-las de uma só vez.

Ao propor esse tema, eu entendo que o objetivo da equipe seja conscientizar os participantes que, nas circunstâncias atuais, os futuros profissionais da saúde se defrontarão com essa realidade diariamente. Pois, ao mesmo tempo que terão que dispensar cuidados ao doente, se defrontarão com diversos obstáculos. E um deles, talvez o maior, é a escassez de recursos se defrontando com a alta demanda. Outro obstáculo, que fecha o tema central do evento, se refere ao uso da tecnologia na saúde. Aqui também,  

sobressai um enorme desafio. Pois além das habilidades profissionais, a equipe multiprofissional terá que conviver com toda tecnologia que está à disposição. Ou seja, além de serem bem atendidos humanamente, os usuários da saúde querem ter acesso a tudo aquilo que existe de mais avançado no mundo da tecnologia. Aliás, a grande maioria não fica satisfeita apenas com os cuidados primários. Todavia, para dispor de toda tecnologia que hoje temos à disposição, é preciso dispor de muitos recursos financeiros.

Acredito que o referido evento pode criar nos participantes, futuros profissionais da saúde, uma consciência de que uma boa assistência, não depende unicamente de alta tecnologia. Mas, que uma boa equipe multiprofissional formada por profissionais competentes com sensibilidade humana, pode fazer a diferença mesmo quando não for possível dispor da mais alta tecnologia. Afinal, a meu ver, o aumento de anos à vida do ser humano se deu graças, não somente graças a alta tecnologia, mas também devido a melhoria das condições de vida.

Anísio Baldessin, Vice Reitor e Pró Reitor Administrativo do Centro Universitário São Camilo.

 

 

 

O Centro Universitário São Camilo realiza a IV edição do Congresso Multiprofissional, seu mais importante evento científico que este ano trará como temática uma abordagem em políticas públicas, saúde e tecnologia, atendendo a demanda atual tanto do público interno como, também, do externo, correspondendo aos parâmetros dos nossos já tradicionais programas de formação interdisciplinares tanto na área da saúde, como educação, gestão e humanidades

O evento integrará professores, estudantes e profissionais das diversas áreas da saúde, pensando na inovação de temas, com palestrantes atualizados, a fim de estimular a produção acadêmica. Entendemos que a troca de experiências entre os profissionais é fundamental e faz com que o conhecimento científico cresça ainda mais, trazendo ascensão para as áreas em destaque.

Serão dois dias de intensas atividades, com palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e eventos culturais. Tudo pensado com o objetivo de promover debates, interação e atualização para a promoção da saúde, além de ser uma oportunidade ímpar para estar em contato com profissionais do Brasil.

O convite está feito e as inscrições estão abertas. Não deixe de participar!

Prof. Dr. Carlos Ferrara Junior Pró-Reitor Acadêmico

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP