CPq

O Comitê de Pesquisa (CPq) é um órgão executivo da Administração Superior, diretamente subordinado à Pró-Reitoria Acadêmica, de assessoria, multidisciplinar, formado por docentes independentes para analisar e emitir pareceres sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Universitário São Camilo. O principal objetivo do CPq é planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar, do ponto de vista técnico-científico, as atividades de pesquisa, integradas ao ensino e à extensão. Os projetos são acompanhados de forma educativa e formativa para melhorar a produção científica da comunidade acadêmica.

O CPq trabalha em estreita parceira como Comitê de Ética e Pesquisa (CoEP) e com a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para garantir os mais altos níveis de qualidade técnico-científico e segurança aos sujeitos de pesquisa.

Coordenação: Prof. Dr. Fabio Mitsuo Lima
cpq@saocamilo-sp.br

COEP

O conhecimento humano e o aperfeiçoamento tecnológico surgem da pesquisa científica. No entanto, ao se analisar a evolução científica, constata-se inúmeras denúncias de abusos ocorridas ao longo da história da humanidade. Assim, tem-se que nem sempre a preocupação com o avanço da ciência foi pautada no resguardo dos direitos dos participantes dos estudos, expondo-os, muitas vezes, à situações de desigualdade, vulnerabilidade e sofrimento.

A preocupação com os direitos dos participantes de pesquisas científicas, se estabeleceu no período pós 2ª Guerra Mundial e foi consolidado em diversos documentos, tanto no âmbito nacional, quanto no internacional.
Tais diretrizes regulamentadoras contribuíram significativamente para reflexão, educação e regulamentação a respeito de preceitos éticos relacionados à pesquisa em seres humanos. No entanto, ainda são necessários esforços para que se consiga garantir segurança, integridade e respeito à autonomia e à dignidade das pessoas que participam de pesquisas.

A reflexão e a discussão sobre ética tornam-se cada vez mais importante, fundamentalmente ao se considerar o contexto atual, em que se observa, por um lado, a tensão decorrente de intensos problemas sociais e, de outro, o desenvolvimento tecnológico e científico intenso.
Atualmente o Brasil conta com um sistema de avaliação ética de pesquisas envolvendo seres humanos, vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), constituído pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e por diversos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) distribuídos por todas as regiões do País.

Entendendo a ética como fio condutor de todas as etapas do processo de pesquisa, o Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) do Centro Universitário São Camilo tem por missão salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes de pesquisa. Tem uma função consultiva e educativa realizada por meio da emissão de parecer independente e consistente. É responsável pela avaliação e acompanhamento de todas as pesquisas que envolvam seres humanos desenvolvidas na instituição; por contribuir com a qualidade dos estudos científicos realizados e pela discussão e reflexão acerca da função da pesquisa tanto no desenvolvimento institucional quanto no avanço social da comunidade.

Assim, entende-se o presente Congresso como excelente oportunidade para contribuição ao desenvolvimento científico de forma responsável, valorizando e respeitando a dignidade do ser humano!

 

Profª Luciana Sartori

CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem por finalidade analisar à luz dos princípios éticos toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais do grupo Chordata, sob a responsabilidade da instituição, seguindo em conformidade com as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo animais.

Antes iniciar qualquer atividade com animais, é necessário que o pesquisador ou docente encaminhe previamente a sua proposta à CEUA da sua instituição, para análise e aprovação do trabalho. Os trabalhos submetidos ao IV Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo que utilizam animais precisam anexar o parecer aprovado obtido previamente pela CEUA da Instituição onde o estudo foi realizado.


Coordenação: Prof. Dr. Renato Borges Tesser
ceua@saocamilo-sp.br
saocamilo-sp.br/institucional/comissoes/ceua

 

 

 

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP