
COEP
O conhecimento humano e o aperfeiçoamento tecnológico surgem da pesquisa científica. No entanto, ao se analisar a evolução científica, constata-se inúmeras denúncias de abusos ocorridas ao longo da história da humanidade. Assim, tem-se que nem sempre a preocupação com o avanço da ciência foi pautada no resguardo dos direitos dos participantes dos estudos, expondo-os, muitas vezes, à situações de desigualdade, vulnerabilidade e sofrimento.
|
A preocupação com os direitos dos participantes de pesquisas científicas, se estabeleceu no período pós 2ª Guerra Mundial e foi consolidado em diversos documentos, tanto no âmbito nacional, quanto no internacional. Tais diretrizes regulamentadoras contribuíram significativamente para reflexão, educação e regulamentação a respeito de preceitos éticos relacionados à pesquisa em seres humanos. No entanto, ainda são necessários esforços para que se consiga garantir segurança, integridade e respeito à autonomia e à dignidade das pessoas que participam de pesquisas.
A reflexão e a discussão sobre ética tornam-se cada vez mais importante, fundamentalmente ao se considerar o contexto atual, em que se observa, por um lado, a tensão decorrente de intensos problemas sociais e, de outro, o desenvolvimento tecnológico e científico intenso. Atualmente o Brasil conta com um sistema de avaliação ética de pesquisas envolvendo seres humanos, vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), constituído pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e por diversos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) distribuídos por todas as regiões do País.
Entendendo a ética como fio condutor de todas as etapas do processo de pesquisa, o Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) do Centro Universitário São Camilo tem por missão salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes de pesquisa. Tem uma função consultiva e educativa realizada por meio da emissão de parecer independente e consistente. É responsável pela avaliação e acompanhamento de todas as pesquisas que envolvam seres humanos desenvolvidas na instituição; por contribuir com a qualidade dos estudos científicos realizados e pela discussão e reflexão acerca da função da pesquisa tanto no desenvolvimento institucional quanto no avanço social da comunidade.
Assim, entende-se o presente Congresso como excelente oportunidade para contribuição ao desenvolvimento científico de forma responsável, valorizando e respeitando a dignidade do ser humano!
|