Objetivo: 
A proposta consiste na contextualização e exibição de produções audiovisuais realizadas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental do entorno (Capela do Socorro) e palestra aberta e dialogada com nossos Formandos, cujos temas relacionam-se com os Conteúdos abordados nas Unidades Educacionais. O objetivo da atividade é apresentar as principais problemáticas que levaram a uma mudança na organização tempo e espalho escolar, levantando hipóteses e aspectos que permitiram tais mudanças com muito trabalho colaborativo e voluntário de todos os participantes do Grupo de Estudos Educação: Escola sem Muros, agregando ainda mais nesta formação e contribuindo para a ampliação da capacidade crítica e relacional dos nossos estudantes.

Público Alvo: 
Alunos de pedagogia UNICEU Vila Rubi

Carga Horária:
5 horas

Investimento:
Gratuito

Palestrante:
Marcelo Costa Sena -  Especialista em Língua Portuguesa e Inglês pela PUC SP- Professor Efetivo da Rede Municipal de Educação - EMEF Três Lagos e Coordenação do Núcleo Educacional do CEU Navegantes - há 22 anos na rede pública, iniciou a carreira em 1994, desenvolveu vários projetos em educação dentre eles organização de Projetos de Leitura, Saraus " Vozes do Grajaú", Cursinho Popular, atua também como escritor , pesquisador da educação, cultura e políticas públicas, participa de outros grupos de estudos como: Mitos e Imaginário da FEUSP. Como coordenador de Ação Educacional do CEU Navegantes dentre outros trabalhos organizou e articulou no Território do Grajaú entre 2013 e 2016 a Plataforma dos Centros Urbanos ação pactuada pelo UNICEF e Secretaria de Direitos Humanos.

Ana Paula Santos - Professora de Matemática da Rede Estadual de Educação - E.E Presidente Tancredo Neves. Formação em Gestão Democrática, atuou como articuladora na Plataforma dos Centros Urbanos no Grajaú - Ação Pactuada entre UNICEF e Secretaria Municipal de Direitos Humanos 2013 a 2016. Estuda a temática da Gestão Democrática e sua aplicação na rede Estadual pela Secretaria de Estado de Educação.

Denis Plapler - Atuou como consultor da UNESCO para o Ministério da Educação para iniciativa de fomento a política pública de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Cientista Social pela PUC - SP. Criador do Portal do Educador. Como educador atuou com EJA, onde encontrou adultos que desejavam resgatar a experiência escolar que lhes foi negada na infância, atuou com os meninos aprisionados na Fundação Casa pelos maiores infratores e, por mais de dez anos, acompanhou crianças em assembleias, elaborando suas regras e resolvendo seus conflitos, assim como aprendendo através de projetos desenvolvidos a partir de seus próprios interesses, de forma não seriada, no Colégio Viver. Foi membro da equipe de coordenação da CONANE, membro da equipe de fomento ao III Manifesto pela Educação criado pela rede Românticos Conspiradores e um dos membros fundadores da Rede Nacional de Educação Democrática. Participou também da Comissão de Difusão da Jornada de Educação Centrada na Pessoa, em Barcelona. Atualmente é Diretor do Departamento de Pós- Graduação em Educação Integral na FAPES, Presidente da Associação Brasileira de Cientistas para Desconstrução de Diagnósticos e Desmedicalização (AbCd), Coordenador do curso de Gestão Pedagógica para Educação Democrática no Instituto Singularidades e presta Consultoria para Transparência Brasil.

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